Vozes, olhares e vivências pós-coloniais de mulheres somalianas em The orchard of lost souls, de Nadifa Mohamed
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2021v23n3.60487Palavras-chave:
Estudos pós-coloniais, Memórias femininas, Mulheres somalianas, Literaturas africanas, Vozes somalianasResumo
The Orchard of Lost Souls (2014) é uma obra literária africana de expressão em língua inglesa. O enredo central se desenvolve principalmente através das vozes, das vivências e dos olhares de três personagens somalianas: Deqo, Filsan e Kawsar. A narrativa retrata uma Somália pós-colonial fragmentada, marcada por influências externas e conflitos internos. É a partir de um contexto sociopolítico adverso e, muitas vezes, imprevisível, que essas três mulheres de diferentes gerações buscam (sobre)viver, cada uma à sua maneira. Suas respectivas trajetórias marcadas de múltiplos encontros e desencontros, pretéritos e presentes, conduzem-nas por uma jornada de (re)descobertas e (re)construção de uma identidade atravessada pelo gênero, pela idade e por questões socioculturais locais e globais. O presente artigo apresenta uma breve análise do processo de rupturas identitárias e ressignificação das personagens, que são traduzidas transculturalmente pela escrita poética de Nadifa Mohamed, uma escritora britânica de origem somaliana. As reflexões suscitadas por esta breve análise foram realizadas a partir de teorias pós-coloniais e decoloniais, tendo em vista a necessidade de identificar e compreender as questões mediadas pelo discurso literário e suas formas de representação. O presente estudo revela, entre outras coisas, a importância da referida obra como um expressivo e potente meio de resgate e tessitura de memórias femininas historicamente silenciadas.
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