Outras vozes de África

Autores

  • Vanessa Neves Riambau
  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7592-449X
  • Ana Mafalda de Morais Leite

Palavras-chave:

Outras vozes de África, Literatura Africana

Resumo

O dossiê Outras vozes de África teve como objetivo a divulgação de trabalhos de pesquisa de pesquisadores e pesquisadoras brasileiros/as e estrangeiros/as que se debruçam sobre a produção literária de autores e autoras de países africanos de outras línguas que não o português. Dessa forma, propôs-se a divulgar “outras vozes de África”, ou seja, outras produções literárias do continente africano não publicadas originalmente em português, mas, algumas vezes, traduzidas para a língua portuguesa, dando visibilidade a trabalhos que analisam obras de escritores e escritoras africanos/as de países, como África do Sul, Mali, Nigéria, Quênia, Senegal e Somália. Ademais, os trabalhos pautaram temas relevantes aos estudos pós-coloniais, mas, não restritos a eles, puderam analisar, também, a representação, nas obras literárias, dos marcadores sociais de diferença, como classe, gênero, geração, entre outros, separadamente ou em suas interseccionalidades.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Literatura e Crítica Literária e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, é professor de literatura de língua inglesa do curso de Letras-Inglês e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando, a partir do dialogismo, nas linhas Leitura do texto literário e ensino e Poéticas da modernidade e da pós-modernidade.

Referências

APPIAH, K. A. Na casa do meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução: Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LEITE, A. M. Nação e narrativa pós-colonial II: Angola e Moçambique – Entrevistas. Lisboa: Colibri, 2013.

MAMA, A. Será ético estudar África? Considerações preliminares sobre pesquisa académica e liberdade. In: SANTOS, B.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. 3. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2010. p. 529-560.

MBEMBE, A. Sair da grande noite: Ensaio sobre a África descolonizada. Tradução: Narrativa Traçada. Lisboa: Edições Pedago, 2013.

MBEMBE, A. Afropolitanismo. Tradução: Cleber Daniel Lambert da Silva. Áskesis, v. 4 n. 2, p. 68-71, 2015. Disponível em: https://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/ view/74. Acesso em: 04 nov. 2021.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2010.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Tradução: Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

16.12.2021

Edição

Seção

Apresentação