Ecos do claro-escuro: possibilidades entre a literatura negro-brasileira e a experimentação com as imagens artísticas

Autores

Palavras-chave:

imaginação, literatura, imagem, experimentação, Gestalt

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o trajeto percorrido pelo projeto Ecos do Claro-Escuro, desenvolvido no Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul. Estruturado em uma dinâmica de ações integradas que previam a articulação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, o projeto foi proposto com o intuito de desenvolver atividades ligadas à literatura negro-brasileira e à arte. Foram realizados encontros para análise e criação de novas interpretações e sensibilidades a partir das experiências dos próprios participantes do projeto, aliadas ao contexto teórico e prático. Quanto aos temas dos encontros, os autores selecionados foram Conceição Evaristo, Solano Trindade, Ricardo Aleixo e Éle Semog. Como premissas teóricas, o debate foi mediado pela noção de imaginação em Bachelard, em conjunto com elementos que possibilitam uma leitura visual da forma, a partir da teoria da Gestalt, com as noções de unidade, contraste, equilíbrio, pregnância da forma, entre outras. Em relação à literatura negro-brasileira, foram debatidos conceitos dos autores Luiz Silva e Conceição Evaristo. Sobre o alcance e os resultados do projeto, foram elaborados materiais e um aplicativo para divulgação dos textos literários, bem como foi oferecida uma seleção de artigos que debatem e apresentam as obras desses quatro escritores negros brasileiros e divulgado o projeto na internet e para a comunidade externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Machnicki Altaniel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Servidor do Instituto Federal Catarinense - Campus São Bento do Sul.

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Referências

ALEIXO, Ricardo. Meu negro. [S. l.: s. .n], 2018. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Todavia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FyoJianxCJc. Acesso em: 4 ago. 2022.

ALEIXO, Ricardo. Pesado demais para a ventania: antologia poética. São Paulo: Todavia, 2018.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

EVARISTO, Conceição. Da representação à auto-apresentação da mulher negra na literatura brasileira. Revista Palmares, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52-57, 2005.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2º sem. 2009.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2008.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2004.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2004.

MORAIS, Claryssa de Pádua; FIORINI, Carlos Fernando. A teoria da Gestalt aplicada à música: considerações sobre o Nuevo Estudio Sencillo X – Omaggio a Stravinsky de Leo Brouwer. Opus, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 239-260, jul. 2019. ISSN 15177017. DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019b2511. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019b2511. Acesso em: 4 ago. 2022.

PACHECO, Eliezer. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. ISSN 25944827.

SALLES, Cecilia A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.

SEMOG, Éle. Cadernos Negros: os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

Downloads

Publicado

17.12.2022

Edição

Seção

VOLUME "AHEAD OF PRINT"