Ecos do claro-escuro: possibilidades entre a literatura negro-brasileira e a experimentação com as imagens artísticas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2022v24n3.63955Palavras-chave:
imaginação, literatura, imagem, experimentação, GestaltResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o trajeto percorrido pelo projeto Ecos do Claro-Escuro, desenvolvido no Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul. Estruturado em uma dinâmica de ações integradas que previam a articulação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, o projeto foi proposto com o intuito de desenvolver atividades ligadas à literatura negro-brasileira e à arte. Foram realizados encontros para análise e criação de novas interpretações e sensibilidades a partir das experiências dos próprios participantes do projeto, aliadas ao contexto teórico e prático. Quanto aos temas dos encontros, os autores selecionados foram Conceição Evaristo, Solano Trindade, Ricardo Aleixo e Éle Semog. Como premissas teóricas, o debate foi mediado pela noção de imaginação em Bachelard, em conjunto com elementos que possibilitam uma leitura visual da forma, a partir da teoria da Gestalt, com as noções de unidade, contraste, equilíbrio, pregnância da forma, entre outras. Em relação à literatura negro-brasileira, foram debatidos conceitos dos autores Luiz Silva e Conceição Evaristo. Sobre o alcance e os resultados do projeto, foram elaborados materiais e um aplicativo para divulgação dos textos literários, bem como foi oferecida uma seleção de artigos que debatem e apresentam as obras desses quatro escritores negros brasileiros e divulgado o projeto na internet e para a comunidade externa.
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