ASPECTOS ESTILÍSTICOS E RETÓRICOS DE O PRELÚDIO, DE WILLIAM WORDSWORTH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10580090

Palavras-chave:

O Prelúdio, estilística, retórica, poesia, William Wordsworth

Resumo

Uma certa visão popular e recorrente do poeta inglês William Wordsworth concebe-o como um autor sem estilo pessoal, que rejeita a retórica e a dicção poética em favor de uma linguagem natural e espontânea. Essa, porém, argumentamos, é uma imagem incompleta, resultante de uma compreensão parcial das próprias teorias poéticas de Wordsworth (que em si dão uma visão inexata de sua arte), e que não dá conta de descrever acuradamente o estilo do poeta em obras mais meditativas, como O Prelúdio. Neste artigo, desejamos elencar, descrever e exemplificar os principais aspectos retóricos e estilísticos que vão formar o texto da obra autobiográfica de Wordsworth, O Prelúdio. Para tanto, primeiramente reunimos alguns argumentos contra a visão que concebe o autor como um poeta completamente moderno, espontâneo e popular. Em seguida, analisamos como traços retóricos conscientes e convencionais fazem parte essencial da composição do Prelúdio e, por fim, descrevemos os recursos retóricos que transparecem no texto. Como resultado, averiguamos que Wordsworth escreve com o estilo da boa prosa de um homem educado de sua época, e que não dispensa com recursos retóricos, apenas com seu uso imotivado e como adorno. Vimos também que O Prelúdio vale-se de convenções dos gêneros literários em que se apoia, bem como de recursos e figuras estilísticas distintas que compõe não uma linguagem popular, mas uma linguagem marcadamente wordsworthiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMS, M. H. The Mirror and the Lamp. New York: Oxford University Press, 1971.

AUSTIN, F. The Language of Wordsworth and Coleridge. Houndmills: Macmillan Education, 1989.

BURGUM, E. B. ‘Wordsworth’s Reform in Poetic Diction’. College English, vol. 2, no. 3, National Council of Teachers of English, 1940, p. 207–16.

COLERIDGE, S. T. Biographia Literaria. In: COLERIDGE, S. T. Samuel Taylor Coleridge: the Major Works. H. J. Jackson (Ed.). New York: Oxford University Press, 2008.

COLERIDGE, S. T.; WORDSWORTH, W. Lyrical Ballads. A. R. Jones e R. L. Brett (Eds.). New York: Routledge, 2005.

DAVIE, D. ‘Syntax in the Blank Verse of Wordsworth’s Prelude’. In: Harold Bloom (ed.). William Wordsworth’s The Prelude. New York: Chelsea House Publishers, 1986.

MURRAY, R. N. Wordsworth’s Style: Figures and Themes in the Lyrical Ballads of 1800. Lincoln: University of Nebraska Press, 1967.

LINDERBERGER, H. On Wordsworth’s Prelude. Princeton: Princeton University Press, 1966.

ARNOLD, M. ‘Wordsworth’. In: WORDSWORTH, W. Selected Poems of William Wordsworth. Harrison Ross Steeves (Ed.). New York: Harcourt, Brace and Company, 1922.

WORDSWORTH, W. ‘The Prelude’. In: WORDSWORTH, W. The Collected Poems of William Wordsworth. Ware, Hertfordshire: Wordsworth Editions, 2006.

WORDSWORTH, W. The Prelude, 1799, 1805, 1850. WORDSWORTH, J.; ABRAMS, M. H.; GILL, S. (Eds.). New York: W. W. Norton & Company, 1979.

Downloads

Publicado

20.03.2023

Edição

Seção

VOLUME "AHEAD OF PRINT"