ARTIMANHAS EDITORIAIS DAS MATERIALIDADES MARGINAIS:
DO MIMEÓGRAFO À ANTOLOGIA 26 POETAS HOJE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10491977Palavras-chave:
poesia, materialidade, anos 1970, geração mimeógrafo, 26 poetas hojeResumo
Este artigo se volta para algumas publicações de poesia enquadradas no vasto rótulo “geração mimeógrafo”. Buscamos compreender a materialidade dessas edições como força-motriz que configura a marginalidade editorial e estética das produções situadas nos efervescentes anos 1970. Defendemos que, além dos sentidos marginais vinculados aos discursos presentes em obras de poetas como Chacal, Charles e Nicolas Behr, a materialidade editorial e a maneira independente de publicação e distribuição de seus textos potencializaram as escolhas estéticas de cada projeto artístico, desembocando em posturas não partidárias e/ou não programáticas dentre as manifestações literárias realizadas no contexto da Ditadura Militar brasileira. Ressalta-se que as produções marginais tiveram o mimeógrafo como alternativa primeira, para poetas que viviam a urgência de serem publicados e lidos, quando não contavam (de início) com o apoio editorial hegemônico. Assim, a materialidade editorial independente, manufaturada e autogerida foi parte constituinte da subversão das escritas dos poetas marginais do período estudado, tornando, de início, totalmente maleáveis ou inexistentes as fronteiras entre a poesia e a edição marginal. Quadro que se transformou mediante a publicação da antologia poética 26 poetas hoje (1976), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda, dissolvendo a dicotomia tecnologia/manufatura e ajudando a abrir sendas não só no restrito espaço que as grandes editoras davam à “juventude do desbunde”, como também na crítica literária acadêmica que estranhava a produção artesanal e de baixo custo dos jovens poetas marginais e suas obras, que estavam, na gênese de sua veiculação, alheias ao mercado editorial hegemônico nacional.
Downloads
Referências
CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Tradução de Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2011.
COELHO, Frederico. Quantas margens cabem em um poema? Poesia marginal ontem, hoje e além. FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, p. 11-41.
FERRAZ, Eucanaã. No centro. In: FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, p. 7-11.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
GROYS, Boris. Arte poder. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960 / 70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). 26 poetas hoje. 6. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Poesia Hoje. [Entrevista cedida a] Luiz Costa Lima, Sebastião Uchoa Leite, Jorge Wanderley e Sérgio Cabral. In: FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, p. 135-141.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). 26 poetas hoje: antologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Retrato de época: poesia marginal anos 70. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981.
SANTIAGO, Silviano. O assassinato de Mallarmé. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 188-199.
SOUZA, Gustavo Ramos de. Princípios para o estudo das materialidades da poesia marginal. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 65, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/s3fskLpVvX3wy8KzMJHhNnb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felippe Nildo Oliveira de Lima, Leilane Hardoim Simões, Maria Luiza Pereira Leite
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.