A ITALIANIDADE E SEU AGENTE MEDIADOR NA RUBRICA DE CRÍTICA TEATRAL DO JORNAL L’IRIDE ITALIANA (1854-1855)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2023v25n3.67165Palavras-chave:
italianidade; transferências culturais; teatro; ópera lírica italiana; L’Iride ItalianaResumo
O presente artigo analisa a rubrica de crítica teatral do jornal hebdomadário L’Iride Italiana, fundado no Rio de Janeiro, em 1854, pelo genovês Alessandro Galleano Ravara, compreendendo as publicações de julho de 1854 a maio de 1855. Mostramos como a atuação mediadora de Galleano Ravara foi pioneira em periódicos de especialidade temática cultural italiana naquele período, bem como analisamos a construção da imagem identitária simbólica que ele concebeu na rubrica, por meio de matéria artística. Inicialmente, evidenciamos a relevância que o jornal obteve entre intelectuais da época, os quais demonstraram clara adesão à sua proposta propagadora das letras italianas no Brasil, rivalizando com a hegemonia cultural francesa. Para esses apreciadores, L’Iride foi oportunidade única e inédita para entrada e circulação de matéria cultural italiana na recém nação, bem como fora fundada por uma figura cujo capital social e cultural se ampliava por meio de sua respeitada atuação na sociedade no Rio de Janeiro. Na nossa análise da materialidade e do conteúdo da rubrica, seu cronista funcionou como relevante mediador cultural, tendo utilizado o jornal como suporte de transferência cultural, por meio da propagação de conteúdos e de apreciações críticas que revigoraram temas de forte apelo cultural para a elite imperial. Além disso, a rubrica utilizou seu espaço discursivo para a formulação de um conceito de italianidade no Brasil, reivindicando a superioridade cultural italiana por meio da “italianização” da soprano francesa Madame Charton, defendendo, dessa forma, a preeminência italiana naquela matéria e sugerindo a submissão francesa àquela arte.
Downloads
Referências
AVELLA, Aniello Angelo. Teresa Cristina de Bourbon: uma imperatriz napolitana nos trópicos 1843-1889. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575114445
COELHO, Geraldo Mártires. Cena lírica e representação: a ópera como valor civilizacional. In: LOPES, Antonio Herculano; VELLOSO, Monica Pimenta; PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). História e Linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p.269-280.
GOMES, Angela Maria de Castro; HANSEN, Patricia Santos (Org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GUIMARÃES, Valéria (Org.). Transferências culturais: o exemplo da imprensa na França e no Brasil. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Edusp, 2012.
LAJOLO, Maria. O cônego Fernandes Pinheiro, sobrinho do Visconde, vai à escola. In: Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUC/RS. Porto Alegre, 2 (1), jun. de 1995, p. 39-49.
MACHADO, Ubiratan. A vida literária no Brasil durante o Romantismo. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
MACHADO, Ubiratan. História das livrarias cariocas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
PRADO, Décio de Almeida. História concisa do Teatro Brasileiro – 1570-1908. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
ROSSELLI, John. Latin America and italian opera: a process of interaction, 1810-1930. Revista de musicología. Sociedad Española de Musicología (SEDEM), vol. 16, n. 1, 1993 p.139-145. DOI: https://doi.org/10.2307/20795881
SILVA, Gisele Batista da. O jornal L’Iride Italiana (1854-1856). TRANFOPRESS Brasil. Disponível em: https://transfopressbrasil.franca.unesp.br/verbetes/o-jornal-liride-italiana-1854-1856/
SILVA, Gisele Batista da. L’Iride Italiana: italianidade no Brasil oitocentista. Revista História (São Paulo), v.38, 2019, p. 1-22. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/Mws3vHRBg6m38XqWcGDFmdn/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4369e2019019
SILVA, Gisele Batista da & RODRIGUES, Wellington de Jesus Neves. Dante por um e por todos: L’Iride e as letras italianas no Brasil oitocentista. InterFACES, Rio de Janeiro, vol. 31, n. 1, jan.-jul. 2021, p.115-126. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/view/46470/26277
SILVA, Gisele Batista da. Narrativas da cultura italiana no Brasil oitocentista: identidade e subjetividade enunciativa na imprensa de imigração. Revista Lumina, Juiz de Fora, PPGCOM – UFJF, v. 13, n. 1, p. 91-10. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/26080/18829 DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.26080
VANNUCCI, Alessandra. Um barítono nos trópicos. O eixo e a roda: revista de literatura brasileira, v. 26, n. 2, 2017, p. 207-227. DOI: https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.2.207-227
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gisele Batista da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.