A ITALIANIDADE E SEU AGENTE MEDIADOR NA RUBRICA DE CRÍTICA TEATRAL DO JORNAL L’IRIDE ITALIANA (1854-1855)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10432927Palavras-chave:
italianidade; transferências culturais; teatro; ópera lírica italiana; L’Iride ItalianaResumo
O presente artigo analisa a rubrica de crítica teatral do jornal hebdomadário L’Iride Italiana, fundado no Rio de Janeiro, em 1854, pelo genovês Alessandro Galleano Ravara, compreendendo as publicações de julho de 1854 a maio de 1855. Mostramos como a atuação mediadora de Galleano Ravara foi pioneira em periódicos de especialidade temática cultural italiana naquele período, bem como analisamos a construção da imagem identitária simbólica que ele concebeu na rubrica, por meio de matéria artística. Inicialmente, evidenciamos a relevância que o jornal obteve entre intelectuais da época, os quais demonstraram clara adesão à sua proposta propagadora das letras italianas no Brasil, rivalizando com a hegemonia cultural francesa. Para esses apreciadores, L’Iride foi oportunidade única e inédita para entrada e circulação de matéria cultural italiana na recém nação, bem como fora fundada por uma figura cujo capital social e cultural se ampliava por meio de sua respeitada atuação na sociedade no Rio de Janeiro. Na nossa análise da materialidade e do conteúdo da rubrica, seu cronista funcionou como relevante mediador cultural, tendo utilizado o jornal como suporte de transferência cultural, por meio da propagação de conteúdos e de apreciações críticas que revigoraram temas de forte apelo cultural para a elite imperial. Além disso, a rubrica utilizou seu espaço discursivo para a formulação de um conceito de italianidade no Brasil, reivindicando a superioridade cultural italiana por meio da “italianização” da soprano francesa Madame Charton, defendendo, dessa forma, a preeminência italiana naquela matéria e sugerindo a submissão francesa àquela arte.
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