BRUTA AVENTURA EM VERSOS OU ANA CRISTINA CESAR À LUZ DOS SPOTS:

PERSONAE EM DIÁLOGO

Autores

  • Elaine Cristina Cintra UFPB
  • Brenda Pontes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2024v26n1.69577

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Poesia marginal, Documentário, Ana Cristina Cesar, Bruta aventura em versos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo observar e discutir as relações entre o documentário Bruta aventura em versos, de Letícia Simões (2011), e a poesia e crítica de Ana Cristina Cesar, buscando interpretar como se relacionam as múltiplas vozes presentes no documentário com a voz de Cesar. Para tratar da poeta, o documentário apresenta interpretações sobre a poesia de Cesar, desenvolvidas por amigos próximos à poeta e por seus leitores, e a própria biografia da autora torna-se objeto da discussão, o que faz o documentário transitar entre os espaços da ficção e da biografia – processo que também ocorre em sua poesia, a qual recorre a recursos da autobiografia, como a sua fortuna crítica discutiu em vários trabalhos. Para esse estudo, inicialmente pontuamos alguns dos aspectos do gênero documentário, o que nos auxiliou na discussão da construção da persona crítica, além da persona poética presentes em Cesar, ambas evocadas no filme. Nossas referências teóricas são estudos que tratam do gênero documentário, como Bill Nichols (2005), e de estudos sobre a autobiografia na literatura, como Lejeune (2008), Achcar (1994) e Arfuch (2010). Mais especificamente, para tratar de Cesar e sua escrita, temos como respaldo autores como Carlos Eduardo Souza (2009) e Flora Süssekind (2004), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Cintra, UFPB

Doutora em Teoria Literária

Referências

ACHCAR, Francisco. Lírica e Lugar-comum: Alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CESAR, Ana Cristina. Poética. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

CONCEIÇÃO, Yuna Ribeiro. A potência da criação de Ana Cristina Cesar no longametragem Bruta aventura em versos. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos) – Programa de Pós-Graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo.

ELIOT, Thomas Stearns. Tradição e talento individual. Ensaios. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Art, 1989.

LEJEUNE, Phillippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização: Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005, p. 26-71.

PRADO, Losana H. O. Intertextualidade, crônica, mídia impressa. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 6, n. 13, p. 76-81, 2016.

RECHDAN, Maria Letícia A. Dialogismo ou Polifonia? Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 45-54, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.felsemiotica.com/descargas/Almeida-Rechdan-Maria-Letícia-de-Dialogismo-ou-polifonia.pdf. Acesso em: mar. 2024.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Tradução de Lucy Moreira Cesar. Campinas-SP: Papirus, 1991.

SIMÕES, Letícia (direção). Bruta aventura em versos. Produção: Matizar. Roteiro: Letícia Simões, Márcia Watzl. 74 min, cor, Brasil, RJ, 2011.

SOUZA, Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: Autobiografismo e montagem. São Paulo: EDUC, 2010.

SÜSSEKIND, Maria Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

TOLLENDAL, Eduardo José. Contra-cultura e marginália: Uma releitura de metapoemas marginais. 1986. Dissertação (Mestrado em Letras – Literatura Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 1986.

Downloads

Publicado

30.12.2024

Edição

Seção

MUSEU DE TUDO 3: TEMA LIVRE