NADA A ESCONDER
A NUDEZ DO CORPO E DA ALMA NA OBRA DE NELSON RODRIGUES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2025v27n1.72685Palavras-chave:
Nudez, Desnudamento, Nelson Rodrigues, Arcaico e modernoResumo
A nudez e o desnudamento são aspectos da criação literária de Nelson Rodrigues que estão associados, respectivamente, a duas personas públicas que ele cultivou como artista, a do “reacionário” e a do “tarado de suspensórios”. Também se ligam ao arcaico e ao moderno, forças que estão em tensão permanente em suas obras, tensão essa que jamais se resolve. Este artigo analisa como esses dois aspectos encontram expressão na obra do escritor. Analisam-se textos escritos em diversos gêneros explorados por Nelson Rodrigues, traçando também um panorama da relação das sociedades ocidentais com a nudez e examinando como ele pratica o desnudamento de seus personagens, de seu público e de si mesmo como estratégia literária.
Downloads
Referências
BOLOGNE, Jean Claude. História do pudor. Rio de Janeiro: Elfos, 1986.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DESAI, Devangana. Khajuraho. Oxford: Oxford University Press, 2000.
FREUD, Sigmund. Sonhos embaraçosos de estar despido. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud: volume 4. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
LE GOFF, Jaques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MAGALDI, Sábato. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1992.
MERCADANTE, Luiz Fernando. Eu sou um ex-covarde (entrevista com Nelson Rodrigues). Veja, [S. l.], p. 3-6, 4 jun. 1969.
RODRIGUES, Nelson. A cabra vadia: novas confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995a.
RODRIGUES, Nelson. A coroa de orquídeas e outros contos de “A vida como ela é...”. São Paulo: Companhia das Letras, 1993b.
RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
RODRIGUES, Nelson. Asfalto selvagem: engraçadinha, seus amores e seus pecados. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
RODRIGUES, Nelson. Nosso teatro precisa de loucos. Manchete, Rio de Janeiro, n. 269, p. 43-47, 15 jun. 1957.
RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto: tragédia carioca em três atos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995b.
RODRIGUES, Nelson. O óbvio ululante: primeiras confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1993a.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo de Nelson Rodrigues: tragédias cariocas, vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004a.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo de Nelson Rodrigues: tragédias cariocas, vol. 4. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004b.
YALOURIS, Nicolaos. Os jogos olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo: Odysseus, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Adriano de Paula Rabelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



