Nas linhas verticais e horizontais dos ensinamentos e vivências pedagógicas de Anselmo de Bec (1033-1109) e Guiberto de Nogent (c.1055-1125), mestre e discípulo que viveram, aprenderam e ensinaram muito antes do tempo das universidades

Autores

  • Carlile Lanzieri Júnior Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-7190-6809
  • Natalia Graciela Jakubecki Universidade de Buenos Aires

Palavras-chave:

Anselmo de Bec, Aprendizagem horizontal, Educação medieval, Guiberto de Nogent, Monaquismo

Resumo

Pensar aspectos do convívio entre mestres e discípulos no medievo, tendo como referencial analítico uma abordagem mais horizontal e menos hierárquica que leve em consideração não apenas questões socioprofissionais, mas, sobretudo, aspectos humanos e contextuais dessa relação, é a proposta central deste artigo. Como fio condutor, tomaremos as palavras de Guiberto de Nogent e Anselmo de Bec, discípulo e mestre que conviveram por mais de uma década na abadia de Saint-Germer-de-Fly. Nos testemunhos deixados por Guiberto, vislumbramos boa parte do que Anselmo propunha em termos educacionais e existenciais. Mas Guiberto também acresceu algo de si ao que aprendeu a partir de experiências próprias. Já no que Anselmo nos deixou, sobretudo em seu epistolário, encontramos muitas das tensões e incertezas comuns à juventude de então, o que nos permite confiar que a história da educação no medievo, destacadamente entre os séculos XI e XII, deve ser contata não como algo que se fez sob um dossel de pensamentos únicos, lineares e impositivos, mas levando-se em consideração todas as angústias, tensões, negociações, recuos e adaptações de quem de fato a permitiu existir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlile Lanzieri Júnior, Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto C do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMT

Referências

Fontes Primárias

ANSELME DE CANTORBÉRY. Correspondance: lettres 1 à 147. Paris: Du Cerf, 2004.

Guibert de Nogent: autobiographie. Paris: Les Belles Lettres, 1981.

SAN ISIDORO DE SEVILLA. Etimologías. Madrid: BAC, 2004.

The Metalogicon of John of Salisbury: a twelfth-century defense of the verbal and logical arts of the Trivium. Berkely / Los Angeles: University of California, 1971.

S. Anselmi Cantuariensis Archiepiscopi. Opera Omnia (vv. I y III). Ed. SCHMITT, F. S. Edinburgh: Th. Nelson and Sons, 1946.

Fontes Secundárias

ABULAFIA, Anna Sapir. Theology and the commercial revolution: Guibert of Nogent, St. Anselm and the Jews in the Northern France. In: ABULAFIA, David; FRANKLIN, Michel & RUBIN, Miri (eds.). Church and city (1000-1500): essays in honour of Christopher Brook. Cambridge: Cambridge University Press, 1992, p. 23-40.

ARCHAMBAULT, Paul J. Introduction. In: GUIBERT OF NOGENT. A monk´s confession: the memoirs of Guibert of Nogent. Pennsylvania: Pennsylvania University Press, 1996.

AURELL, Jaume. La historiografía medieval: entre la historia y la literatura. Valência: PUV, 2016.

BENTON, John. Introduction. In: GUIBERT OF NOGENT. Self and society in medieval France. Toronto: University of Toronto Press, 1984.

BOUREAU, Alain. The lord’s first night: the myth of the droit de cuissage. Chicago/Londres: University of Chicago Press, 1998.

BROCCHIERI, Mariateresa Fumagalli Beonio. O intelectual. In: LE GOFF, Jacques (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989, p. 125-141.

BROOKE, Christopher. O renascimento no século XII. Lisboa: Verbo, 1972.

CARRUTHERS, Mary. The book of memory: a study of memory in medieval culture. 12. ed. Cambridge: Cambridge University, 2005.

CHIBNALL, Marjorie. The world of Orderic Vitalis: norman monks and norman knights. Oxford: Oxford University Press, 1984.

GIRAUD, Cédric; MEWS, Constant. John of Salisbury and the schools of the 12th century. In: GRELLARD, Christophe & LACHAUD, Frédérique (eds.). A companion to John of Salisbury. Leiden/Boston: Brill, 2014, p. 31-62.

GUERREAU, Alain. El futuro de un pasado: la Edad Media en el siglo XXI. Barcelona: Crítica, 2002.

KEMPSHALL, Matthew. Rhetoric and the writing of history, 400-1500. Manchester/New York: Manchester University Press, 2011.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2012.

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Homens de pedra: tradição, memória e harmonia na pedagogia de João de Salisbury e outros mestres medievais. Cuiabá: Serata, 2017.

LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Outros anões sobre os ombros de gigantes: o questionamento da ruptura entre locais destinados à formação do saber (século XII). Territórios & Fronteiras, volume 7, n. 1, jan.-jun., 5, p. 231-246, 2014.

LAWRENCE, C. H. Medieval monasticism: forms of religious life in western Europe in the Middle Ages. 3. ed. Londres: Longman, 2001.

LECLERCQ, Jean. The love of learning and the desire for God: a study of monastic culture. New York: Fordham University, 1961.

LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

LEMMERS, Trudy. The crisis of episcopal authority in Guibert of Nogent’s Monodiae. In: BIJSTERVELD, A. J. A., TEUNIS, Henk & WAREHAN, Andrew (eds.). Negotiating secular and ecclesiastical power. Western Europe in the Central Middle Ages. Leeds: Tornhout, 1999, p. 37-50.

LEWIS, C. S. A imagem descartada: como compreender a visão medieval do mundo. São Paulo: É Realizações, 2015.

LONG, Micol; SNIJDERS, Tjamke; VANDERPUTTEN, Steven (eds.). Horizontal learning in the high Middle Ages: peer-to-peer knowledge transfer in religious communities. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2019.

MULDER-BAKKER, Anneke B. Lives of the anchoresses: the rise of the urban recluse in medieval Europe. Philadelphia: University of Pennsylvania, 2005.

PELIKAN, Jaroslav. A first-generation anselmian, Guibert of Nogent. In: CHURCH, F. F. & GEORGE, T. (eds.). Continuity and discontinuity in church history. Leiden: Brill, 1979, p. 71-82.

ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. São Paulo: Unesp, 2010.

RUBENSTEIN, Jay. Guibert of Nogent: portrait of a medieval mind. New York/London: Routledge, 2002.

RUBENSTEIN, Jay & VAUGHN, Sally N. (eds.). Teaching and learning in northern Europe: 1000-1200. Turnhout: Brepols, 2006.

SILVA FILHO, João Gomes da. Guibert de Nogent (c.1055-c.1125): entre História e exegese no século XII. Varia História, Belo Horizonte, v. 24, n. 40, p. 569-590, jul./dez. 2008.

SILVA FILHO, João Gomes da. Réconcilier la Pierre, les Corps et les Âmes: un sermon de Guibert de Nogent. Comunicação apresentada na sessão “Interpreting medieval exegesis: methods, contexts, and contents of biblical commentary II – Church, Politics, and the Individual”, durante o International Medieval Congress, realizado na cidade de Leeds (Inglaterra), entre os dias 9 e 12 de julho de 2007.

SILVEIRA, Aline Dias da. Europeização e/ou africanização da Espanha medieval: diversidade e unidade cultural europeia em debate. História, São Paulo, n. 28, 2009, p. 645-657.

SNIJDERS, Tjamke. Communal learning and comunal identities in medieval studies. In: LONG, Micol, SNIJDERS, Tjamke & VANDERPUTTEN, Steven (eds.). Horizontal learning in the high Middle Ages: peer-to-peer knowledge transfer in religious communities. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2019, p. 17-46.

SOUTHERN, Richard W. Saint Anselm and his biographer: a study of monastic life and thought 1059-c.1130. Cambridge: Cambridge University Press, 1966.

SOUTHERN, Richard W. Saint Anselm: a portrait in a landscape. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

SPIEGEL, Gabrielle M. The past as text: the theory and practice of medieval historiography. Baltimore/London: Johns Hopkins University Press, 1997.

STECKEL, Sita. Submission to the authority of the másters: transformations of a symbolic practice during the long twelfth century. GIRAUD, Cédric (ed.). A companion to twelfth-century schools. Boston/Leiden: Brill, 2019, p. 69-94.

VAUGHN, Sally N. Archbishop Anselm 1093-1109: Bec Missionary, Canterbury Primate, Patriarch of another world. Londres / Nova York: Routledge, 2012.

VAUGHN, Sally N. Anselm of Bec: the pattern of his teaching. In: RUBENSTEIN, Jay & VAUGHN, Sally N. (eds.). Teaching and learning in Northern Europe – 1000-1200. Turnhout: Brepols, 2006, p. 98-127.

VERGER, Jacques. Cultura, ensino e sociedade no ocidente: nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001.

VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. 2. ed. Bauru: Edusc, 1999.

WEI, Ian P. Intellectual culture in medieval Paris: theologians and the university, c. 1100-1330. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

17.12.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: IDADE MÉDIA - PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS