A imagem de um brasil(eiro) esgarçado: uma leitura sobre o conto O espelho (esboço de uma nova teoria da alma humana) de Machado de Assis

Authors

  • Andréa Morais C. Bühler

Abstract

Analisaremos o conto “O espelho”, a partir de uma metodologia interpretativa que articule texto e contexto, numa linha reflexiva em que o externo (no caso, o social) desempenha um papel na constituição da estrutura do texto, tornando-se, portanto, interno. Essa questão aparece representada no conto “O espelho”, onde a denúncia de uma vida coisificada, numa sociedade burguesa em constituição, mas, ao mesmo tempo, combinada a prevalência de valores autoritários e patriarcais de uma sociedade ainda escravagista, incide sobre a problemática de realidade/identidade do sujeito e do meio social. Justamente, o espelho, como símbolo de mediação entre indivíduo e mundo, reflete um Brasil de aparência e de falsas virtudes preso à princípios arcaicos de privilégio e clientelismo, de modo que a identificação do indivíduo com estes engendra as condições de sua alienação e do seu esvaziamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2005-01-01

How to Cite

BÜHLER, Andréa Morais C. A imagem de um brasil(eiro) esgarçado: uma leitura sobre o conto O espelho (esboço de uma nova teoria da alma humana) de Machado de Assis. Revista Graphos, [S. l.], v. 7, n. 1, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/9452. Acesso em: 2 jun. 2026.

Issue

Section

Papers