A práxis acadêmica de inovação sob a ótica das competências em informação

Autores

  • Thais Elaine Vick Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (USP-EESC).
  • Marcelo Seido Nagano Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (USP-EESC). Departamento de Engenharia de Produção.

Palavras-chave:

Competência Informacional, Criação de Conhecimento, Equipes de Inovação

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como as competências em informação (CI) influenciam o trabalho de equipes acadêmicas de projetos de inovação, enquanto estas criam conhecimento. Para compor o estudo, foram selecionadas 20 equipes de projetos pertencentes ao Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Brasil. Através da análise de conteúdo categorial, são analisados atributos da CI e possíveis relações com os modos de conversão de conhecimento. A escolha deste tema justifica-se pela carência de pesquisas empíricas com tratamento especial para cada modo específico de conversão do conhecimento, bem como pelo fato de que a chave para compreender os sucessos e falhas na criação de conhecimento por equipes de inovação é a identificação e avaliação de condições prévias, necessárias para que o esforço prospere. Dentre os principais resultados, destaca-se a estreita ligação entre a CI e a combinação de conhecimento pelas equipes inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Elaine Vick, Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (USP-EESC).

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Brasil.

Marcelo Seido Nagano, Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (USP-EESC). Departamento de Engenharia de Produção.

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Vick, T. E., & Nagano, M. S. (2015). A práxis acadêmica de inovação sob a ótica das competências em informação. Informação &Amp; Sociedade, 25(2), 150. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/139

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa