MONITORAÇÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS INCUBADAS E GRADUADAS: influências das atividades e do estágio de evolução das firmas
Palabras clave:
Monitoração ambiental, Inteligência empresarial, Busca de informação, Fontes de informação, Gestão da informação, Planejamento estratégicoResumen
A monitoração ambiental (MA) é definida como a aquisição e o uso de informação sobre o ambiente externo que pode auxiliar a tomada de decisão a respeito dos futuros cursos de ação da organização. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa conduzida em todo o país com 340 empreendedores de empresas incubadas e graduadas. Procurou-se investigar se os empreendedores percebem o ambiente e as fontes de informação de forma diversificada e monitoram mais o ambiente em função de suas atividades (tecnológica ou não) e do estágio de evolução de suas empresas (incubadas ou não). Apurou-se que os empreendedores de base tecnológica concentram-se em eventos e tendências ambientais mais relacionados à sua atividade, em comparação com aqueles de base não tecnológica, que valorizam mais os aspectos ambientais gerais. De modo global, os empreendedores, ao sair da fase de incubação, tendem a monitorar o ambiente de negócios mais intensamente. Enquanto incubados, os empreendedores consideram mais fácil o contato inicial com as fontes de informação pessoais e externas e julgam as informações provenientes dessas fontes mais relevantes, o que foi creditado à atuação das incubadoras e à formação de redes sociais e informais de aprendizagem. As implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados são discutidas e apontam-se oportunidades para futuros trabalhos.Descargas
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Publicado
2008-03-17
Cómo citar
Campos, L. F. de B., & Barbosa, R. R. (2008). MONITORAÇÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS INCUBADAS E GRADUADAS: influências das atividades e do estágio de evolução das firmas. Informação &Amp; Sociedade, 18(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1762
Número
Sección
Memórias Científicas Originais
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