Abordagem Cognitiva em Inclusão Digital: Um Estudo Infométrico no Portal de Periódico da CAPES de 2002 a 2006
Palabras clave:
Ciência da informação, Inclusão digital, Produção científica, Infometria.Resumen
Esta comunicação de pesquisa em andamento é fruto dos Estudos da Produção Científica em inclusão digital no Brasil de 1997 a 2007 com enfoque na perspectiva cognitiva. Assim, recortou-se o período que compreende 2002 a 2006, procurando responder o seguinte problema: Quais as regiões que mais publicam artigos científicos em Inclusão Digital abordando uma perspectiva cognitiva na área de Ciência da Informação. O foco da pesquisa visa o levantamento de todos os artigos publicados (na integra) em formato digital, de acesso on-line (internet) recuperados no Portal de Periódicos CAPES, tendo como recorte à área de Ciência da Informação. O objetivo principal foi mapear os artigos de inclusão digital com abordagem cognitiva e tendo como objetivos específicos: verificar o vínculo acadêmico do autor; enquadra-lo em uma região; quantificar os artigos que abordam a inclusão digital com perspectiva cognitiva; quantificar os autores que mais produzem dentro desta perspectiva e os idiomas dominantes. Para tanto, foi aplicado o método de infometria, sendo esta uma pesquisa de caráter exploratório com início quantitativo e aspectos quanlitativos. Apontam-se como alguns dos resultados que são os doutores da região Sudeste os que mais publicam com abordagem cognitiva.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-04-26
Cómo citar
Neves, B. C., Santos, J. C. S. dos, & Cunha, N. N. R. da. (2009). Abordagem Cognitiva em Inclusão Digital: Um Estudo Infométrico no Portal de Periódico da CAPES de 2002 a 2006. Informação &Amp; Sociedade, 19(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1823
Número
Sección
Relatos de Pesquisa
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.