O resumo e a mobilização dos recursos metodológicos em teses do direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.57984

Resumo

Discute a pesquisa em direito no Brasil e a mobilização dos recursos metodológicos de teses do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Objetiva analisar de que forma são mobilizados os recursos metodológicos de teses defendidas de 2017 a 2019 no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, mediante a identificação da presença/ausência dos itens obrigatórios (tema, objetivo, método, discussão e conclusão) nos seus resumos.  Os objetivos específicos são: a) discutir aspectos da pesquisa em direito no Brasil; b) apresentar o resumo como elemento fundamental para a representação do conteúdo e dos recursos metodológicos das teses; c) caracterizar a pós-graduação em direito brasileira; b) contextualizar o PPGD da UFPR; d) categorizar as teses defendidas entre 2017 e 2019 no PPGD/UFPR do ponto de vista da mobilização dos seus recursos metodológicos no resumo. Desenvolve uma pesquisa descritiva e faz uso da análise de conteúdo para analisar e apresentar os dados da pesquisa. Utiliza os softwares Excel e Atlas.ti para a organização e visualização dos dados. Os item tema e objetivos são os mais recorrentes nos resumos que compõem o corpus da pesquisa e que o item métodos é o que menos vezes figura nos resumos. Apenas dez resumos apresentam todos os itens obrigatórios do resumo, ainda que de forma implícita. O modelo de parecer é muito usado na forma de escrita do resumo, o que pode indicar uma confusão entre escrita científica e escrita profissional da área do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Bolsista Fulbright/CAPES do Programa Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes na The Information School - University of Washington (UW) nos Estados Unidos, sob supervisão do Prof. Joseph Tennis (2016-2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também atua como professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: comunicação e produção científica, ciência aberta, organização do conhecimento, epistemologia da organização do conhecimento, serviço de referência e informação.

Taysa Schiocchet, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Doutora em Direito, com período de estudos doutorais na Université Paris I e FLACSO (Argentina). Pós-doutorado em Direito na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Professora visitante da Université Paris X. Advogada. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da UFPR. Tem experiência na área de Direitos Humanos e Novos Direitos, com ênfase em Bioética, pesquisas jurídicas empíricas e metodologia clínica do ensino do direito. Os temas prioritários de pesquisa e extensão são: Clínicas de Direitos Humanos, Direito Civil-Constitucional e Direitos da Personalidade, Biodireito e Ética na Pesquisa, marcadores sociais de vulnerabilidade (gênero, racial, étnico, geracional, geográfico etc.).

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Araújo, P. C. de, & Schiocchet, T. (2021). O resumo e a mobilização dos recursos metodológicos em teses do direito. Informação &Amp; Sociedade, 31, 1–25. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.57984

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa