A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA

  • Jefferson Rodrigues Pereira Faculdade Novos Horizontes
  • Leonardo Benedito Oliveira Rezende Faculdade Novos Horizontes
  • Aleixina Maria Lopes Andalécio Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • Eliane Bragança de Matos Faculdade Novos Horizontes
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Estratégia, Conhecimento Organizacional.

Resumo

Na sociedade contemporânea, o conhecimento e o capital humano assumem papel de destaque no ambiente organizacional. Para Drucker (1999) nessa sociedade pós-capitalista, à qual ele se refere como sociedade do conhecimento, o conhecimento é o recurso econômico de maior significância. Diante desse contexto, o presente artigo relata pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar a percepção de funcionários de uma instituição particular de ensino infantil, fundamental e médio, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, acerca das práticas de gestão do conhecimento, tendo por base o modelo proposto por Terra (2005). Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo, de abordagem quantitativa. Para a análise dos dados adotou-se como método a análise fatorial exploratória. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a presença de bidimensionalidade em três dentre as sete dimensões da Gestão do Conhecimento propostas por Terra (2005). Importa salientar que a maioria das médias entre as variáveis analisadas tendiam a se posicionar com uma concordância negativa acerca da informação oferecida pela variável. Tal fato leva a inferir que, no ambiente onde a pesquisa foi desenvolvida, a gestão do conhecimento ainda não é uma questão fundamentada, navegando na contra mão do que é proposto pela teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Pereira, Faculdade Novos Horizontes
Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes
Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Faculdade Novos Horizontes
Mestrado em Administração na Faculdade Novos Horizontes
Aleixina Maria Lopes Andalécio, Faculdade Novos Horizontes
Possui graduação em Engenharia Elétrica (1979) e em Psicologia (1999) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre (2004) e doutora (2009) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi analista de tecnologia da informação do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Tecnologias da Informação, Psicologia Clínica e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Software Básico, Bancos de Dados, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Teoria da Ciência da Informação, Inovação, Empreendedorismo, Metodologia Científica, Comunicação Científica e Clínica Psicológica de Adultos. Atualmente, está ligada ao Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, onde leciona também no curso de Bacharelado em Administração e no Curso Superior de Tecnologia em Logística.
Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes
Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora do Curso de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes e dos Cursos de Graduação em Administração e Graduação em Logística. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.
Eliane Bragança de Matos, Faculdade Novos Horizontes
Doutora e mestre em administração pelo CEPEAD / UFMG, com ênfase em marketing e comportamento do consumidor. É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET MG, ministrando as disciplinas de Administração Mercadológica e orientação de TCC. Foi professora do Centro Universitário Newton Paiva, no curso de Comunicação Social - Relações Públicas, por 18 anos, onde ministrou as disciplinas de Marketing, Pesquisa e Orientação de TCC. Foi professora do Centro Universitário UNA e do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH. Tem experiência na pós-graduação, tanto na área de Administração, quanto na área de Comunicação, com ênfase na disciplina de pesquisa. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de comportamento do consumidor, comunicação, marca, relações públicas, imagem e meio ambiente.
Publicado
2016-12-17
Como Citar
Pereira, J. R., Rezende, L. B. O., Andalécio, A. M. L., Sousa, C. V. e, & Matos, E. B. de. (2016). A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 6(2), 113-133. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26420
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles