A FILOSOFIA AFRICANA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA

Autores

  • Luciano da Silva UFCG
  • Tarciano Silva Batista UFPB
  • Alexandre Soares UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i4.43532

Palavras-chave:

Etnofilosofia, Humanismo ocidental, Ensino de Filosofia.

Resumo

Este artigo analisa a situação da filosofia africana nos livros didáticos de filosofia do PNLD 2018. Objetiva compreender as consequências da ênfase, recorrente nesses livros, de que a origem da filosofia é exclusivamente grega e que qualquer discurso que se pretenda filosófico precisa fazer referência a esta origem. Como resultado, a pesquisa mostra que a maioria dos autores dos livros didáticos, utilizados no ensino médio, está alinhada quanto a ideia de uma tradição ocidental da filosofia. A conclusão alcançada é a de que o debate sobre a filosofia africana na educação básica precisa ser ampliado para atender ao disposto no caput do Art. 26-A da Lei 10.639/03.

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Publicado

17-12-2018

Edição

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Artigos