ENSINAR A ENSINAR FILOSOFIA COMO PROBLEMA FILOSÓFICO:

NOTAS PARA UM DEBATE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE FILOSOFIA

Autores

  • Laura Agratti Universidade Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70252

Palavras-chave:

Formação docente, Problema filosófico, Orientação de fundamento

Resumo

O presente artigo recupera os aspectos centrais e constitutivos de três perspectivas de formação de professoras e professores, institucionalizadas na Argentina e discutidas em texto de 2008 com a denominação: a orientação didática, a orientação filosófico-didática e a orientação de fundamento. Pretende-se, com esta retomada, aprofundar a terceira perspectiva, mostrando que a concepção do ensino de filosofia como um problema filosófico, que reverberou tanto na Argentina quanto no Brasil, diz respeito à subjetividade docente que põe em jogo a produção e reprodução da filosofia e, mais que isso, as relações que cada professor e cada professora têm com a filosofia ao ensiná-la

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRATTI, L. “Apuntes para pensar un giro copernicano en el enseñara enseñar filosofía” en Grau, Olga y Bonzi, Patricia (editoras), Grafías filosóficas. Problemas actuales de la Filosofía y su enseñanza, Santiago de Chile, Cátedra UNESCO de Filosofía. Fac. de Filosofía y Humanidades Universidad de Chile, 2008.

CERLETTI, A. “Ensinar filosofía; da pregunta filosófica à proposta metodológica” en Kohan, Walter (org.) Filosofia. Caminhos para su ensino, Río de Janeiro, Lamparina, 2004.

FRASSINETI, M. y OBIOLS, G. La enseñanza filosófica en la escuela secundaria, Bs. As., A-Z, 1991.

NOUSSAN-LETTRY, L., Cuestiones de enseñanza y de investigación en filosofía, Mendoza, Univ. Nacional de Cuyo, 1973.

OBIOLS, G. “Las grandes modalidades de la enseñanza filosófica” en Obiols, G. y Frassineti, M., La enseñanza filosófica en la escuela secundaria, Bs. As., A-Z editora, 1993.

OBIOLS, G. Una introducción a la enseñanza de la filosofía, Bs. As.,FCE, 2002.

SALAZAR BONDY. Didáctica de la Filosofía, Lima, Universo, 1968.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

O CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA E A DIDÁTICA DA FILOSOFIA