Atendimento do Princípio da Entidade de Práticas de Controle Interno em Empreendimentos de Pequeno Porte
Palavras-chave:
Controles internos. Empreendimento de pequeno porte. Princípio da Entidade.Resumo
Objetivo: identificar as práticas de controles internos em empreendimentos de pequeno porte que sinalizam para o atendimento do Princípio da Entidade pelos gestores.
Resultados: os resultados evidenciam que apesar da maioria amostral conhecer em parte o Princípio da Entidade e reconhecer sua importância para o controle e a gestão do empreendimento, estes não utilizam na prática, por considerarem difícil a separação de patrimônios. Complementando os achados da pesquisa, a maioria dos gestores afirma que não conhece as rotinas de controles internos questionadas, na aplicação da autonomia do princípio da entidade, e não sabem aplicar em seus empreendimentos.
Contribuições e Relevância: permitiu destacar a visão dos gestores sobre o conhecimento e a aplicabilidade desse princípio, de maneira que se torna relevante mudar o cenário dos gestores em tais empreendimentos, para que haja a observância e consequente aplicação dos controles internos de forma eficiente. A observância do Princípio da Entidade por meio de uma pesquisa aplicada, por alunos do primeiro período de uma universidade, permitiu que os mesmos sejam agentes de mudanças, fazendo-os atentar para a responsabilidade que terão em evidenciar para os gestores a efetiva aplicação deste princípio.