Associação entre características de carcaça e tamanho corporal em ovinos Santa Inês

Autores

  • Luciano Silva Sena Universidade Federal do Piauí
  • Tatiana Saraiva Torres Universidade Federal do Piauí.
  • José Lindenberg Rocha Sarmento Professor Adjunto Universidade Federal do Piauí.
  • Luiz Antônio Silva Figueiredo Filho Médico veterinário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
  • Gleyson Vieira dos Santos Universidade Federal do Piauí.
  • Daniel Biagiotti Professor EBTT da Universidade Federal do Piauí - Colégio Técnico de Bom Jesus.

Resumo

Neste trabalho objetivou-se avaliar a relação entre características de carcaça obtidas por predição in vivo e biometria, peso vivo e condição corporal em ovinos da raça Santa Inês. Foram utilizadas 201 ovelhas adultas nas quais se coletou peso, escore corporal, medidas biométricas e de carcaça. Foi observado aumento do peso vivo, dos valores de carcaça e de condição corporal de acordo com o aumento dos valores relativos ao tamanho do animal. Os animais que apresentaram maiores tamanhos corporais também apresentaram maiores medidas para as características de carcaça, sugerindo que o desenvolvimento corporal está diretamente ligado à melhoria da qualidade de carcaça em ovinos da raça Santa Inês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Silva Sena, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Zootecnia pela Universidade federal do Piauí. Discente de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Piauí.

Tatiana Saraiva Torres, Universidade Federal do Piauí.

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Piauí. 

José Lindenberg Rocha Sarmento, Professor Adjunto Universidade Federal do Piauí.

Departamento de Zootecnia. Centro de Ciências Agrárias. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

Luiz Antônio Silva Figueiredo Filho, Médico veterinário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí. Médico veterinário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Gleyson Vieira dos Santos, Universidade Federal do Piauí.

Mestrado em Zootecnia pela Universidade federal do Piauí. Discente de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Piauí.

Daniel Biagiotti, Professor EBTT da Universidade Federal do Piauí - Colégio Técnico de Bom Jesus.

Mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí. Médico veterinário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Professor EBTT da Universidade Federal do Piauí - Colégio Técnico de Bom Jesus.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Sena, L. S., Torres, T. S., Sarmento, J. L. R., Figueiredo Filho, L. A. S., Santos, G. V. dos, & Biagiotti, D. (2017). Associação entre características de carcaça e tamanho corporal em ovinos Santa Inês. Revista Científica De Produção Animal, 18(2), 84–92. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42602

Edição

Seção

Artigos