Técnicas de Conservação da Qualidade de Ovos de Codornas (Coturnix coturnix japonica)
Resumo
O uso atual dos ovos de codornas na culinária fez com que a coturnicultura se transformasse numa atividade de boa rentabilidade aos produtores. A qualidade dos ovos é um fator de grande importância, visto que esta determina o sucesso do produto no mercado consumidor. Para estimar a qualidade do albúmen foi medida a Unidade Haugh (UH). Para a avaliação da UH, os ovos foram coletados logo após a postura, pesados e armazenados em três tipos de embalagem (EM!= plástico, EM2=papelão e EM3= isopor), e em seguida acondicionados sob duas temperaturas - ambiente (TE! = 25°C) e refrigerada (TE2 = 4°C). Foram utilizados 20 ovos por tratamento em 10 períodos de estocagem distintos, de 3 a 35 dias. Os ovos armazenados em temperatura ambiente tiveram um decréscimo mais rápido da qualidade em relação aos ovos mantidos a 4°C. O tipo de embalagem não influenciou a qualidade de ovos a 25°C, porém, foi importante na qualidade dos ovos na temperatura de 4°C nos diferentes períodos, onde a embalagem de plástico apresentou uma velocidade mais lenta de decréscimo na qualidade do ovo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-29
Como Citar
Piccinin, A., Van Onselen, V. J., Malhado, C. H. M., Pavan, A. C., Silva, A. de P., Gimenez, J. N., Móri, C., Gonçalves, H. C., Ramos, A. de A., & Garcia, E. A. (2009). Técnicas de Conservação da Qualidade de Ovos de Codornas (Coturnix coturnix japonica). Revista Científica De Produção Animal, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42683
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).