Refinazil como Ingrediente de Rações para Frangos de Corte
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da substituição parcial do milho e do farelo de soja por níveis crescentes de farelo de glúten 21 de milho (FGM), comercialmente denominado de Refinazil (0, 5, 10 e 15%) sobre o desempenho produtivo: ganho de peso médio (GPM), consumo médio de ração (CMR) e conversão alimentar média (CAM) de frangos de corte das linhagens comerciais Hubbard e Ross, bem como estudar a viabilidade econômica desta substituição. Foram utilizados 360 pintos de um dia de idade, sendo metade de cada linhagem (180 Hubbard e 180 Ross), machos e fêmeas, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 4 x 2 (níveis de refinazil x linhagens), com três repetições por tratamento. Na fase inicial e de crescimento de frangos de corte a análise de regressão mostrou efeito quadrático (Y=571,410+10,447X-0,617X2; r2= 0,87) e linear (Y=964,600+2,32QX; r2= 0,28), respectivamente, dos níveis de Refinazil sobre o GPM. Para a variável CAM observou-se efeito linear na fase inicial e de crescimento (Y=1,799-0,024X+0,001X2; r2=0,68) e (Y=2,032-0,004X; r2=0,30), respectivamente, com o aumento do nível de Refinazil da ração. Entretanto, os resultados aos 42 dias não apresentaram diferenças significativas (P>0,05) entre as médias de nível de Refinazil e de linhagem sobre as variáveis GPM e CAM e nos índices econômicos custo médio de alimentação, renda bruta média e margem bruta média. Assim, é possível incluir até 15% de Refinazil em rações de frangos de corte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
Freitas, A. C. de, Reis, J. de C., Lana, G. R. Q., Fuentes, M. de F. F., Sampaio, lvan B. M., & Oliveira, M. A. de. (2009). Refinazil como Ingrediente de Rações para Frangos de Corte. Revista Científica De Produção Animal, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42689
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).