Influência da Adubação Nitrogenada sobre o Crescimento Inicial, Composição Química e Mineral da Maniçoba (Manihot sp.)
Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o crescimento vegetativo inicial e a composição química e mineral da maniçoba (Manihot sp.) em função de diferentes níveis de adubação nitrogenada. O experimento foi conduzido na Estação Experimental de São João do Cariri, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, no período de março a agosto de 2006. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos (0, 25, 50, 75, 100 kgN/ha) e quatro repetições. O crescimento vegetativo da maniçoba foi avaliado através das variáveis morfométricas: altura de plantas (AP), número de folhas (NF) e diâmetro do ramo (DR). Não se constatou (P>0,05) efeito benéfico da adubação nitrogenada para produtividade, sendo a produção média 49,05 g/planta e nem para o DR (17,38 cm), sendo observado efeito (P<0,05) para AP e NF. Houve efeito para matéria seca (P<0,05), fibra em detergente neutro, carboidratos não fibrosos, fósforo, potássio e magnésio (P<0,01). O maior teor de proteína bruta foi verificado no maior nível de adubação, enquanto que as maiores percentagens de matéria orgânica e fibra em detergente neutro foram verificadas no menor nível de N. A adubação mineral se mostrou benéfica para AP, NF, composição bromatológica e mineral da maniçoba.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-01
Como Citar
Parente, H. N., Silva, D. S. da, Andrade, A. P. de, Leite, M. L. de M. V., Viana, B. L., Torres, A. S., & Santos, Élcio G. dos. (2009). Influência da Adubação Nitrogenada sobre o Crescimento Inicial, Composição Química e Mineral da Maniçoba (Manihot sp.). Revista Científica De Produção Animal, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42713
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).