Eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho leiteiro do Norte de Minas Gerais
Resumo
Objetivou-se avaliar a eficiência produtiva e reprodutiva de animais mestiços leiteiros criados no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. O arquivo zootécnico continha 199 informações, 2004 a 2010. Rebanho composto variando de 1/2 HO até os puros por cruza 31/32 HO, sendo animais 1/2, 3/4 e 7/8 HO/GL. Os animais foram divididos em dois grupos de acordo com a composição genética, grupo 1 com 1/2 e 9/16 e grupo 2 superior 70% de genes da raça Holandesa. Foram avaliadas a produção total de leite, duração da lactação e ordem de lactação para as características produtivas. Já as características reprodutivas foram o intervalo de partos, idade ao primeiro parto, duração da gestação e intervalo do primeiro para o segundo o parto. Os animais com menores porcentagens de genes da raça Holandesa tiveram lactações mais curtas, mas os animais mais taurinos apresentaram produção total de leite superior. Os animais com maior percentual de genes da raça Holandesa tiveram idade ao primeiro parto menor que os zebuínos. A eficiência produtiva e reprodutiva é influenciada pela composição genética do rebanho, graus de sangue superior a 70% de Holandês produzem mais, mas deve-se atentar a capacidade reprodutiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-10-24
Como Citar
Tolentino, D. C., Costa, M. D., Pires, D. A. de A., Martins, S. C. . S. G., Santos, V. S., & Ribas, W. F. G. (2017). Eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho leiteiro do Norte de Minas Gerais. Revista Científica De Produção Animal, 18(1), 1–7. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42777
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).