Forragens conservadas para o semiárido nordestino: suporte alimentar e potencial de mercado
Resumo
As tecnologias de conservação de forragens, como a ensilagem e a fenação, associadas ao manejo da palma forrageira, representam ferramentas indispensáveis na construção de modelos pecuários lucrativos, particularmente para as pequenas e médias propriedades da região semiárida brasileira. A conexão desses modelos ao mercado consumidor por meio de uma cadeia de agroindústrias de produtos de origem animal, com alto valor agregado, poderá representar uma esperança de emprego e renda para uma população de 22 milhões de habitantes, que aguarda ansiosa por opções que não incluam o êxodo rural. Embora possa parecer contraditória a recomendação da pecuária como atividade viável para uma região com reconhecida fragilidade ambiental, ela representa uma das poucas opções de negócio para os sistemas de produção em regime de sequeiro. Esta revisão procurará abordar as espécies forrageiras e os métodos de conservação disponíveis e com maior aptidão para proporcionar maior suporte forrageiro aos rebanhos da região, particularmente nos períodos de seca. Será abordado ainda o mercado existente de forragens conservadas, empresas envolvidas, restrições para a prestação de serviços de conservação de forragens e novas opções de alimentos conservados existentes no mercado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Lima, G. F. da C., Dantas, F. D. G., & Lima, C. A. C. de. (2019). Forragens conservadas para o semiárido nordestino: suporte alimentar e potencial de mercado. Revista Científica De Produção Animal, 20(2), 83–89. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/45860
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).