Colostro: Composição físico-química do colostro caprino, evidências sobre os benefícios para a saúde humana e produtos disponíveis no mercado
Resumo
Objetivou-se a reunião de informações sobre o colostro de cabra, a sua composição físico-química, as evidências já encontradas sobre os benefícios associados ao consumo de colostro bovino por humanos e suplementos à base de colostro disponíveis no mercado. O colostro é a primeira secreção produzida ao final da gestação, ele é rico em imunoglobulinas e sua função é fortalecer o estado imunológico do recém-nascido. O colostro caprino possui imunoglobulinas A, M e G, sendo a G o maior constituinte proteico variando de 72,01 a 28,23 mg/mL na primeira ordenha, além disso possui quantidades de proteínas e lipídeos superiores ao leite. Há décadas, já são realizados estudos sobre a funcionalidade do colostro bovino sobre a saúde humana, benefícios como ofertar anticorpos contra patógenos, redução de diarreia crônica em crianças e portadores de HIV, hipercolesterolemia e aumento de massa muscular já foram atestados. Apesar dos brasileiros não consumirem o colostro de espécies animais, esse consumo é habitual em outras regiões, e existem uma gama de suplementos alimentares fabricados com colostro de vaca e cabra disponíveis comercialmente, que podem ser adquiridos em todo mundo através da internet. A revisão em questão nos oferece uma visão geral sobre a constituição do colostro de cabra e sobre o uso de colostro por humanos e os benefícios associados contidos na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).