O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA: UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO (E DISPUTA)

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v6i2.15308

Resumo

Neste breve texto pretendemos realizar alguns apontamentos em torno do debate do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando as particularidades que envolvem este campo de discussão. Tomamos como fio condutor uma reflexão em torno do currículo de Sociologia para a Educação Básica, para tanto realizamos três incursões: a) uma breve digressão em torno das presenças e ausências da sociologia no currículo escolar; b) uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e das Orientações Curriculares Nacionais (2006) de Sociologia; c) um sucinto debate sobre as possibilidades de se pensar um currículo nacional de sociologia. Nossa intenção longe de realizar uma análise minuciosa é de desenvolver uma reflexão que contribua para as discussões que vem sendo realizadas neste campo incipiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE), Professor da Universidade Federal de Alagoas, atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2013-10-26

Como Citar

OLIVEIRA, A. O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA: UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO (E DISPUTA). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.15687/rec.v6i2.15308. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/15308. Acesso em: 25 jun. 2021.