O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

uma mirada para o mundo Ibero Latino Americano

Palavras-chave: Ensino de Ciências Sociais, Formação para a Cidadania, Currículo de Ciências Sociais

Resumo

O ensino de ciências sociais tem sido objeto de um intenso debate acadêmico nos últimos anos, especialmente em países que vivenciaram experiências antidemocráticas na segunda metade do século XX. Nesta direção, as ciências sociais são percebidas como parte relevante do currículo escolar, assumindo centralidade na discussão acerca da formação cidadã, especialmente num contexto de intensas transformações sociais, políticas e culturais. No presente dossiê elaboramos um recorte para o mundo Ibero Latino Americano almejando captar as diferentes experiências no currículo de ciências sociais, englobando tanto o currículo na educação, quanto na formação de professores. As discussões aqui congregadas abarcam as realidades dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai, de tal modo que almejamos também internacionalizar o debate, contribuindo para maior visibilidade da revista no âmbito nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente é Professor Visitante na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) com bolsa PVE Junior CAPES. Pesquisador do CNPq. 

Antoni Santisteban, Universidade Autônoma de Barcelona

Doutor em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha), Professor e diretor do Departamento de Didática da Língua, da Literatura e das Ciências Sociais na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Coordenador do GREDICS (2017SGR1600). 

Referências

ÁVILA, Maria Rosa; CRUZ, Alcázar; DIÉZ, Maria Consuelo (Orgs.). Didáctica de las ciencias sociales, currículo escolar y formación del profesorado: la didáctica de las ciencias sociales en los nuevos planes de estudios. Jaén: la casa del libro, 2008.

BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2017. p. 131-152.

FERNANDES, Ricardo O. Ensino de histórica e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Caderno Cedes, v. 25, n. 67, 2005. p. 378-388.

OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de Sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Espaço do currículo, v.6, n.2, 2013. p.355-366.

PAGÈS, Joan; SANTISTEBAN, Antoni. La educación para la ciudadanía y la enseñanza de las ciencias sociales, la geografía y la historia. Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia. In: CARDONA, F. X. H., HERNÀNDEZ, F. X. Didáctica de las ciencias sociales, geografía e historia, Editora: Graó, n.64, 2010. p. 8-18.

SANTISTEBAN, Antoni. La enseñanza de las Ciencias Sociales a partir de problemas sociales o temas controvertidos: estado de la cuestión y resultados de una investigación. El Futuro del Pasado, s/v, n. 10, p. 57-79, 2019.

Publicado
2020-07-14
Como Citar
OLIVEIRA, A.; SANTISTEBAN, A. O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 138-141, 14 jul. 2020.