O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM PERSPECTIVA COMPARADA

uma análises dos currículos da província de Santa Fé (Argentina) e do estado de Santa Catarina (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51118

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Currículo de Ciências Sociais, Didática

Resumo

O ensino de sociologia na educação básica assume diferentes contornos nos distintos contextos nacionais, o que se relaciona com a forma como a educação básica estrutura-se em cada país, e também com as tradições nacionais das ciências sociais. Na realidade escolar, a sociologia é recontextualizada através das propostas curriculares, que tanto podem ser nacionais como locais. Neste artigo são analisadas as propostas de currículo de sociologia para o ensino médio na província de Santa Fé, Argentina, e no estado de Santa Catarina, Brasil. Observam-se desafios semelhantes em ambos os contextos em termos pedagógicos e epistemológicos, ao mesmo tempo em que há substanciais diferenças que se originam, principalmente, nas distintas organizações dos sistemas de ensino argentino e brasileiro.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente é Professor Visitante na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) com bolsa PVE Junior CAPES. Pesquisador do CNPq. 

Luiz Alexandre Devegili, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

OLIVEIRA, A.; DEVEGILI, L. A. O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM PERSPECTIVA COMPARADA: uma análises dos currículos da província de Santa Fé (Argentina) e do estado de Santa Catarina (Brasil). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 153–165, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51118. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51118. Acesso em: 22 dez. 2024.