SABERESFAZERES DO COTIDIANO: o currículo na/da escola do campo ribeirinha

Autores

  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edilma de Souza UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.29929

Resumo

Neste artigo trazemos as experiências vividas com crianças em uma comunidade tradicional de ribeirinhos, resultado de dois anos de pesquisa no Mestrado em Educação. A pesquisa teve como propósito acompanhar o movimento dos cotidianos que compõem a vida de crianças ribeirinhas que vivem às margens de um rio em meio à floresta amazônica. Deste modo destacamos, neste texto, os saberesfazeres de suas vidas para, em seguida, perceber como esses saberesfazeres habitam o currículo da escola. Para tanto, apostamos nos Estudos do cotidiano e na Cartografia para compor as narrativas das travessias do espaçotempo escolar ribeirinho, mostrando como a escola, mesmo com todas as dificuldades, inventa maneiras singulares de agir em seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Edilma de Souza, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora das redes públicas de ensino, municipal e estadual. Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

17-09-2016

Como Citar

MALDONADO, M. M. C.; DE SOUZA, E. SABERESFAZERES DO COTIDIANO: o currículo na/da escola do campo ribeirinha. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.29929. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/29929. Acesso em: 24 abr. 2024.