O CLICHÊ E O PARADOXO DO TEMPO EM DELEUZE-GUATTARI: pistas para pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação

Autores

  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.26491

Resumo

Trata-se da discussão dos conceitos de clichê, máquina abstrata de rostidade, acaso e paradoxo do tempo, com vistas à produção de pistas que nos forcem a pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação. Busca-se problematizar algumas pesquisas por nós realizadas tendo Gilles Deleuze e Félix Guattari como principais interlocutores. Elege-se pensar o clichê e a possibilidade de seu esvaziamento, assim como a lógica do sentido e seus paradoxos, tendo as experiências que acontecem nos cotidianos das escolas e, ainda, as experiências de Alice no país das maravilhas, como agenciamentos potentes para a produção de possíveis que nos provoquem a ir além dos limites/territórios que, normalmente, fecham e condicionam os discursos sobre currículo e formação. Assume-se o acaso e o paradoxo do tempo como intensidades que territorializam, desterritorializam e reterritorializam processos curriculares e de formação na imanência dos processos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de pós-doutorado no PROPed/UERJ com supervisão da Prorª Drª Nilda Alves

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CANDIDO. Jeferson. Limpar os clichês, desfazer o rosto: devires (ou estratégias de guerra) no Espelho, de Guimarães Rosa. Outra Travessia: Revista de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v.II, Psicanálise, Cinema e Literatura, v. 28, p. 46-58. 2011.

CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no país das maravilhas. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento. Cinema I. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

_____. Francis Bacon. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007a.

_____. A Imagem-Tempo. Cinema II. São Paulo: Brasiliense, 2007b.

_____. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

_____. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.

_____. Bergsonismo. São Paulo: Ed. 34, 1999.

_____. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998.

_____. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007.

_____. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V.3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008a.

_____. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V.4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008b.

_____. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2001.

_____. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D'Água, 2004.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

MALDONADO, M. M. C.; FERRAÇO, C. E. O CLICHÊ E O PARADOXO DO TEMPO EM DELEUZE-GUATTARI: pistas para pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.26491. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.26491. Acesso em: 20 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>