O CLICHÊ E O PARADOXO DO TEMPO EM DELEUZE-GUATTARI: pistas para pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação

Autores

  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.26491

Resumo

Trata-se da discussão dos conceitos de clichê, máquina abstrata de rostidade, acaso e paradoxo do tempo, com vistas à produção de pistas que nos forcem a pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação. Busca-se problematizar algumas pesquisas por nós realizadas tendo Gilles Deleuze e Félix Guattari como principais interlocutores. Elege-se pensar o clichê e a possibilidade de seu esvaziamento, assim como a lógica do sentido e seus paradoxos, tendo as experiências que acontecem nos cotidianos das escolas e, ainda, as experiências de Alice no país das maravilhas, como agenciamentos potentes para a produção de possíveis que nos provoquem a ir além dos limites/territórios que, normalmente, fecham e condicionam os discursos sobre currículo e formação. Assume-se o acaso e o paradoxo do tempo como intensidades que territorializam, desterritorializam e reterritorializam processos curriculares e de formação na imanência dos processos educacionais.

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Biografia do Autor

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de pós-doutorado no PROPed/UERJ com supervisão da Prorª Drª Nilda Alves

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

MALDONADO, M. M. C.; FERRAÇO, C. E. O CLICHÊ E O PARADOXO DO TEMPO EM DELEUZE-GUATTARI: pistas para pensar as dimensões éticas, estéticas e políticas do currículo e da formação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.26491. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.26491. Acesso em: 26 abr. 2024.

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