ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO! SOBRE A REGULAÇÃO DE PRESCRIÇÕES NACIONAIS E A AMPLIAÇÃO DE SENTIDOS DE CURRÍCULOS COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.37616Palavras-chave:
Crianças., Currículos., Produção de Sentidos.Resumo
Objetiva dar visibilidade às conversas com as crianças e ampliar sentidos de currículo na Educação Infantil, motivados pela intenção de conferir a elas protagonismo contra o risco de nos afastar de suas demandas em favor do que é considerado desejável por uma prescrição curricular comum. Parte de uma experiência inquietante vivida na pesquisa com o cotidiano (Ferraço, 2007) realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil em Cariacica/ES. Realiza composição com crianças, prescrições curriculares, Certeau (1994), Deleuze (2009), Deleuze e Guattarri (1995) e com o conceito de redes de sentidosproduções. Vale-se de três movimentos metodológicos: as conversas, as brincadeiras de entrevista e o mergulho nas práticas cotidianas. Essas experiências fortalecem nossa aposta em uma concepção de currículo que não busca fixar representações e não se determina a partir de uma Base Nacional Comum Curricular, mas os potencializa como produção em redes de conhecimentos, experiências, linguagens, afecções, saberes e fazeres da escola e da vida.
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