CURRÍCULO-RESISTÊNCIA-INVENÇÃO EM REDES DE PESQUISADORXS: perplexidades e desafios cotidianos

Autores

  • Maria Luiza Süssekind Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carlos Eduardo Ferraço UFES
  • Marco Antonio Oliva Gomes UFES

Resumo

Desafios e perplexidades! Contemporaneidade, anacronismo e dissociação! É o que nos move em nossas pesquisas e aulas e que nos motivou a organizar, desde julho de 2016, os dois volumes sobre POLÍTICAS EM CURRÍCULO: COTIDIANOS, DESAFIOS, RESISTÊNCIAS E INVENÇÕES, a convite dos editores da Revista Espaço do Currículo. Nesse sentido, assumimos que, tematicamente, estaríamos dando espaço às práticas e aos espaços de incômodos e de resistências, como argumentaram Herneck e Carvalho e, ainda, criando alternativas políticas aos discursos oficiais de unificação e de homogeneização das escolas públicas em todos os níveis renunciando sua potência de “laboratório de existência”, como defendem Delboni e Kretli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Süssekind, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Jovem Cientista/FAPERJ. Pesquisadora UNIVERSAL/CNPQ. Coordenadora do GT de Currículo/ANPED. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas educativas e formação de professores/GPPF. Professora PPGEdu-UniRio/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora PIBID/Interdisciplinar UNIRIO. Pós-Doutora em Currículo UBC/The University of British Columbia. E-mail: luli551@hotmail.com

Carlos Eduardo Ferraço, UFES

Professor associado da Ufes, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Cultura, currículo e formação de educadores. Desenvolve pesquisas em currículo com ênfase nos temas cotidiano escolar, conhecimentos em redes e formação de educadores. Coordena o GRPEs/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos. É membro da Diretoria da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É autor de artigos científicos, livros e capítulos de livros publicados em periódicos e editoras de circulação nacional. E-mail: ferraco@uol.com.br

Marco Antonio Oliva Gomes, UFES

Professor adjunto da Ufes, com doutorado em educação na linha de pesquisa currículo, cultura e formação de educadores. Pesquisador do GRPEs/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos, desenvolvendo investigações nos campos do currículo, da formação de educadores e dos processos inclusivos. É autor de artigos científicos e capítulos de livros publicados em periódicos e editoras de circulação nacional. E-mail: paramarcoantonio@uol.com.br

Referências

AGAMBEN, G. O Mistério do Mal. São Paulo: Boitempo, 2015.

ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: Dp&a, 2001. p. 13-38.

ALVES, N. Redes Educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, L. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 1-49.

BORDIEU, P. Os usos sociais das ciências: por sociologia clinica do campo cientifico. São Paulo: Unesp, 2004.

BOURDIEU, P; PASSERON, J.C. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1: As artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FERRAÇO; C. E.; SÜSSEKIND; M. L.; GOMES, M. A. Por que um dossiê que potencialize as práticas curriculares cotidianas?. Revista Espaço do Currículo, v.9, n.2, p. 175-183, Maio a Agosto, 2016.

GARCIA, R. L. Do baú da memória: histórias de professora. In: ALVES, N.; Garcia, R. L. (org.) O sentido da escola. .Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MANHÃES, L. C. S. Angra das Redes: Formação de Educadores e Educadoras no Sul Fluminense. Tese, UFF, 1999.

GOMES, Marco Antônio. ... E sexualidades. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (Org.). Currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016.

NUNES, J. A. O Resgate da Epistemologia. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 215-242.

OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: ______. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas, sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

OLIVEIRA, I. B. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alli, 2012.

PINAR, W. Multiculturalismo Malicioso. Currículo Sem Fronteiras, Brasil, v. 9, n. 2, p.149-168, dez. 2009.

PINAR, W. What is Curriculum Theory. Second Edition, NY: Routledge, 2012.

SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 78, n. 1, p.3-46, out. 2007.

SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 23-72.

SÜSSEKIND, M. L. Teatro de ações: arqueologia dos estudos nosdoscom os cotidianos. Relatos das práticas pedagógicas emancipatórias nas escolas. 2007. 235f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, 2007.

SÜSSEKIND, M. L.; PELLEGRINI, R. “A escrita nunca escrita” ou por que (re)afirmamos nossa contrariedade à Base Comum. In: FRANGELLA, R. C. P (Org.). Currículo, formação e avaliação: redes de pesquisas em negociação. Curitiba: Editora CRV, 2016, p.129-150

VISVANATHAN, S. The search for cognitive justice. 2009. Disponível em: <http://www.indiaseminar.com/2009/597/597_shiv_visvanathan.htm>. Acesso em: 12 dez. 2016.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

SÜSSEKIND, M. L.; FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. CURRÍCULO-RESISTÊNCIA-INVENÇÃO EM REDES DE PESQUISADORXS: perplexidades e desafios cotidianos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/32257. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>