v. 13 n. 3 (2020): CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS: possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária

					Visualizar v. 13 n. 3 (2020): CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS: possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária
Publicado: 16-11-2020

Apresentação

  • CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.56134
    Inês Barbosa de Oliveira, Patrícia Raquel Baroni
    341-344

Seção Especial

Artigos

  • A “TIA DOS BICHOS” currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51686
    Maria Luiza Süssekind, Clarissa Teixeira Lopes
    368-380
  • IKINS E ENCRUZILHADAS Orunmilá e Exu nos caminhos dos conhecimentos, educações e descolonização

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54228
    Luiz Rufino
    381-388
  • CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS E ROTEIROS PERFORMÁTICOS DE GÊNERO possibilidades de re-existência à ofensiva antigênero

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54226
    Maria Beatriz Vasconcelos, Paula Myrrha Ferreira, Shirlei Rezende Sales, Maria Carolina Caldeira
    389-407
  • O PROJETO CANOEIRO travessias mitopoéticas da formação de professores/as indígenas

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53922
    Egle Wanzeler
    408-425
  • Os "SEM SENTIMENTOS" sujeitos em marginalização e a linguagem

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52994
    Gustavo Coelho, Priscila Reis, Aline Bemfica
    426-434
  • “DE VOLTA PARA O FUTURO” educação histórica e currículo em tempos de deslembrar

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.50069
    Waldy Luiz Lau Filho
    435-445
  • CURRÍCULO, TÁTICAS, RESISTÊNCIAS maneiras de fazer de estudantes egressos negros em tempos de regulação autoritária

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53947
    Patrícia Raquel Baroni, Deise Guilhermina da Conceição
    446-462
  • CURRÍCULO NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA análise de uma visita escolar a um aquário

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53945
    Franco Gomes Biondo, Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
    463-477
  • ENSINO MÉDIO NOTURNO políticas educacionais e vida cotidiana nas escolas

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54570
    Amanda Souza, Inês Oliveira
    478-486
  • CURRÍCULOS OFICIAIS E PRATICADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTÉIA

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54568
    Aline Nunes Ferreirinha de Souza, Inês Barbosa de Oliveira
    487-501
  • CANTOS DE ESPERANÇA negociando um currículo no cotidiano

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54114
    Leonardo Souza Oliveira, Marco Antonio Leandro Barzano
    502-516
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO território em disputa em uma escola de Campo Novo do Parecis-MT

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52181
    Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Elane da Silva Matos Vilela
    517-530
  • CURRÍCULOS COTIDIANOS questões quanto aos processos formativos e a produção de conhecimentos com professores

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53206
    Alexandra Garcia, Nathália Azevedo Botelho
    531-543
  • O CURRÍCULO ALINHADO

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53996
    Mitsi Pinheiro de Lacerda
    544-556
  • VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO narrativas com uma turma de aceleração

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53954
    Graça Regina Franco da Silva Reis, Viviane Lontra Teixeira, Marina Santos Nunes de Campos
    557-572
  • AUTONOMIA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL entre prescrições e desafios

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51079
    Leiri Ratti, Jane Mery Richter Voigt
    573-582
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52828
    Andreia Teixeira Ramos, Soler Gonzalez
    583-591
  • UMA CONVERSA NO COTIDIANO ESCOLAR NO/DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS E MOVIMENTOS DE (RE)EXISTÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52791
    Manoel de Souza Araújo, Rafael Marques Gonçalves
    592-602
  • A (IM)POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52844
    Talita Vidal Pereira, Marcio Bernardino Sirino
    603-612

Demanda Contínua

  • INFÂNCIA E CURRÍCULO desdobramentos da implementação do Ensino Fundamental de nove anos

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53932
    Kelen Antunes Lyrio, Angela Francisca Caliman Fiorio
    613-624
  • A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NOS MATERIAIS FORMATIVOS DO PNAIC entre prescrições e “artes de fazer”

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54217
    Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Ana Lúcia Guedes-Pinto
    625-634
  • COMPREENSÕES DE CURRÍCULO POR LICENCIANDOS DE QUÍMICA contribuições da formação inicial

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.41944
    Indman Ruana Lima Queiroz, Elisa Prestes Massena
    635-648
  • REAFIRMAÇÃO CRÍTICA DO CURRÍCULO A PARTIR DO REEXAME DAS TEORIAS CRÍTICAS GERAIS

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44867
    Júlio César Apolinário Maia, Guenther Carlos Feitosa de Almeida
    649-661
  • BACKGROUNDS, FOREGROUNDS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA uma investigação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44942
    Cecy Leite Alves Carreta, Cintia Aparecida Bento dos Santos
    662-669