A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NOS MATERIAIS FORMATIVOS DO PNAIC

entre prescrições e “artes de fazer”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54217

Palavras-chave:

Currículo, Prática docente, Cotidiano escolar

Resumo

Este artigo discorre sobre a concepção de currículo escolar discutida nos materiais formativos que embasam a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as relações entre suas prescrições didático-metodológicas e os usos que os sujeitos praticantes – compreendidos como professores que atuam especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental – podem fazer delas. Para sua realização, lançou-se mão do estudo sistemático dos cadernos que pautam as formações continuadas à luz de pesquisas que investigam os cotidianos, valendo-se especialmente das contribuições de Michel de Certeau. A linha de argumentação desenvolvida sugere como principais apontamentos: a) a validade das prescrições, dado que os professores buscam elementos norteadores para oxigenarem suas práticas; e, ao mesmo tempo b) a existência de astúcias e “artes de fazer” que permeiam o cotidiano escolar e possibilitam que essas prescrições sejam constantemente reinventadas.

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Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

É doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas e Professora de Educação Básica na Escola SESI de Araraquara. 

Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP e Professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

SOUZA, N. C. A. T. de .; GUEDES-PINTO, A. L. . A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NOS MATERIAIS FORMATIVOS DO PNAIC: entre prescrições e “artes de fazer”. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 625–634, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54217. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54217. Acesso em: 18 dez. 2024.