A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NOS MATERIAIS FORMATIVOS DO PNAIC
entre prescrições e “artes de fazer”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54217Palavras-chave:
Currículo, Prática docente, Cotidiano escolarResumo
Este artigo discorre sobre a concepção de currículo escolar discutida nos materiais formativos que embasam a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as relações entre suas prescrições didático-metodológicas e os usos que os sujeitos praticantes – compreendidos como professores que atuam especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental – podem fazer delas. Para sua realização, lançou-se mão do estudo sistemático dos cadernos que pautam as formações continuadas à luz de pesquisas que investigam os cotidianos, valendo-se especialmente das contribuições de Michel de Certeau. A linha de argumentação desenvolvida sugere como principais apontamentos: a) a validade das prescrições, dado que os professores buscam elementos norteadores para oxigenarem suas práticas; e, ao mesmo tempo b) a existência de astúcias e “artes de fazer” que permeiam o cotidiano escolar e possibilitam que essas prescrições sejam constantemente reinventadas.
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