AUTONOMIA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

entre prescrições e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51079

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Autonomia Curricular, Ensino Médio Integral em Tempo Integral, Cadernos de Sistematização

Resumo

As novas políticas curriculares e a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), com o Instituto Ayrton Senna (IAS), resultaram na implementação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI). Considerando esta parceria, esta produção tem como objetivo discutir e refletir acerca da percepção dos docentes que atuam no EMITI sobre os desafios na construção da autonomia curricular frente à utilização dos Cadernos de Sistematização e das Orientações para os Planos de Aula (OPAs). De perspectiva metodológica qualitativa, essa investigação contou com a aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas, aos 28 docentes que atuam no programa na cidade de Joinville-SC. A análise articula as respostas das questões fechadas, nas quais utilizou-se uma escala de valores denominada Likert, organizada em cinco níveis, e das questões abertas em meio ao referencial teórico das políticas e estudos curriculares. A partir das análises dos materiais orientadores e da percepção dos professores relacionada à construção da autonomia curricular no planejamento docente, constatou-se que os desafios enfrentados pelos docentes que atuam no EMITI decorrem das prescrições dos materiais disponibilizados pelo IAS. As condições aportadas na investigação permitem inferir que, cientes das regulações, os professores acreditam ter autonomia curricular, porém está diretamente condicionada ao expressivo grau prescritivo dos materiais didáticos utilizados, o que implica numa autonomia curricular regulada.

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Biografia do Autor

Leiri Ratti, Universidade da Região de Joinville, Brasil.

Mestrado em Educação pela Universidade da Região de Joinville e é assistente Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. 

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville, Brasil.

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

RATTI, L.; VOIGT, J. M. R. AUTONOMIA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: entre prescrições e desafios. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 573–582, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51079. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51079. Acesso em: 18 dez. 2024.