CURRÍCULOS COTIDIANOS

questões quanto aos processos formativos e a produção de conhecimentos com professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53206

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano, Processos formativos, Narrativas

Resumo

O artigo parte da compreensão de que escolas são espaços de produção de conhecimentos, sentidos e valores que tensionam a hegemonia na produção dos currículos. Compartilha do entendimento de que os saberes docentes produzem e operam redes de fazeressaberes que se constituem ao longo das trajetórias e em múltiplos contextos com os quais nos tornamos professores. Traz para a discussão resultados de pesquisa articulada a um projeto de extensãorealizado com professores da Educação Básica – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – em escolas de rede pública de dois municípios do Rio de Janeiro. Através do trabalho com narrativas docentes discute a contribuição da produção de práticas formativas e curriculares mais solidárias e democráticas como formas de resistências a partir do cotidiano das escolas, produzindo conhecimentos que contribuam com uma formação de professores comprometida com a justiça cognitiva e social. A partir da pesquisa, se discutem caminhos teórico-metodológicos com os currículos, problematizados em processos de formação coletivos com os professores e pensados diante das imprevisibilidades, heterogeneidades e complexidade dos cotidianos escolares. Dentre os métodos priorizados para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos estratégias de estudo e intervenção que incluem rodas de conversa e produção de narrativas (escritas e orais) que trazem à tona as redes de produção de saberes entre os professores.

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Biografia do Autor

Alexandra Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação, Professora Associada, Procientista UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), professora do Programa de Pós-graduação em Educação - processos Formativos e Desigualdade Sociais (PPGedu/FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd-UERJ).

Nathália Azevedo Botelho, SME-Caxias/FME-Niterói

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação -Processos Formativos e Desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores (PPGedu/FFP/UERJ), na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Professora efetiva nas Redes Municipais de Duque de Caxias e Niterói.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

GARCIA, A.; AZEVEDO BOTELHO, N. CURRÍCULOS COTIDIANOS: questões quanto aos processos formativos e a produção de conhecimentos com professores. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 531–543, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53206. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53206. Acesso em: 18 dez. 2024.