INFÂNCIA E CURRÍCULO

desdobramentos da implementação do Ensino Fundamental de nove anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53932

Palavras-chave:

Infância, Currículo, Ensino Fundamental de nove anos, Cotidiano

Resumo

O presente artigo discute a relação entre infância e currículo, tendo como pano de fundo a experiência de alunos e professores de duas escolas do município de Vitoria – ES frente a implementação do “Ensino Fundamental de nove anos”, na tentativa de discutir seus desdobramentos, nos propomos a dialogar com o documento orientador: projeto ciclo inicial de aprendizagem elaborado no ano de 2010 e conversar com os sujeitos praticantes do cotidiano escolar: crianças e professores. Nosso texto traz como referência autores do currículo e da infância como Alves (2002; 2010), Ferraço (2005), Certeau (1994), Kohan (2003) e Larrosa (2004) que potencializaram nossas análises dando visibilidade aos saberes da escola, valorizando o conhecimento das crianças e das professoras. Concebemos a escola a partir de suas forças políticas e desejantes, isto é, lugar de embates entre as formas instituídas e instituintes. Nesse sentido, temos como objetivo central discutir como as políticas e práticas estão presentes nas escolas, nos fazeresaberes dos sujeitos praticantes.

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Biografia do Autor

Kelen Antunes Lyrio, Prefeitura Municipal de Vitória - Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e  pedagoga da Prefeitura Municipal de Vitória. 

Angela Francisca Caliman Fiorio, Governo do Estado do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Vitória, Brasil.

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga no Governo do Estado do Espírito Santo e Gerente do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Vitória.

Referências

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

LYRIO, K. A.; FIORIO, A. F. C. . INFÂNCIA E CURRÍCULO: desdobramentos da implementação do Ensino Fundamental de nove anos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 613–624, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53932. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53932. Acesso em: 18 dez. 2024.