ENSINO MÉDIO NOTURNO

políticas educacionais e vida cotidiana nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54570

Palavras-chave:

Ensino médio noturno, Cotidiano escolar, Currículos praticadospensados, Emancipação social

Resumo

A questão do Ensino Médio no Brasil nunca foi um ponto de acordo entre os diversos atores envolvidos no processo. Isso porque há perspectivas diferentes de compreensão das funções e objetivos desse segmento da educação básica. As reflexões presentes neste texto fazem parte da pesquisa de mestrado finalizada e tem como objetivo produzir conhecimentos sobre o Ensino Médio Noturno (EMN), e contribuir para a discussão acerca de práticas político-pedagógicas e suas relações com as condições de vida e aprendizagem desses estudantes, buscando refletir sobre suas práticas curriculares e uma possível propagação das redes de saberesfazeres voltadas à formação desses estudantes, para assim colaborar para a inclusão social e educacional deles. Uma vez que o EMN não vem sendo contemplado, em suas especificidades, nas discussões da Educação Básica. Buscamos pistas para compreender de que modo, em uma escola estadual noturna, na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, são concebidas e concretizadas as práticas curriculares em suas diversas dimensões. E para isso, traremos uma narrativa feita a partir da observação do movimento cotidiano no espaçotempo pesquisado. De forma a desinvisibilizar tais práticas, e destacar seu potencial criativo e produtor de emancipação social.

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Biografia do Autor

Amanda Souza, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, professora da Secretaria de Estado de Educação e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Inês Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutora em Sciences Et Théories de L'éducation - Université de Sciences Humaines de Strasbourg. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

SOUZA, A.; OLIVEIRA, I. ENSINO MÉDIO NOTURNO: políticas educacionais e vida cotidiana nas escolas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 478–486, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54570. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54570. Acesso em: 29 mar. 2024.