CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS
possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.56134Palavras-chave:
Cotidianos, Currículos, ResistênciasResumo
A presente proposta de dossiê temático tem como objetivo promover um debate em torno das relações que se estabelecem entre políticas educacionais oficiais e políticaspráticas cotidianas (OLIVEIRA, 2013), entendendo que essas últimas modificam, reinventam e usam a seu modo (CERTEAU, 1994) aquilo que lhes é dado para consumo. Compreendendo com Ball (2016) que as políticas educacionais não são implementadas nem aplicadas, mas sim encenadas nas escolas pelos seus praticantespensantes (OLIVEIRA, 2012), buscamos neste dossiê demonstrar, por meio daquilo que nos trazem os diferentes autores, que os processos de regulação autoritária desenvolvidos no país desde 2016 não são, e não poderiam ser, capazes de apagar a riqueza de possibilidades e de criações curriculares que se colocam nas diferentes realidades e são objeto de reflexões teóricas distintas.
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Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
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