CURRÍCULOS OFICIAIS E PRATICADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTÉIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54568

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em História, FFSD

Resumo

Este artigo apresenta algumas das alterações curriculares efetuadas no curso de licenciatura em História da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD), entre os anos de 2001-2009, relacionando estas modificações com as políticas educacionais do período e os principais documentos legais referentes à área do currículo e da formação docente, vigentes em nosso país, no período temporal em análise. Com foco teórico-epistemológico-metodológico nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, podemos dizer que desafia as regras acadêmicas hegemônicas em relação às pesquisas em Educação, do currículo e da formação de professores, importando-se não só com documentos e normas, mas também com os acontecimentos cotidianos. O texto dialoga com as ações efetivamente desenvolvidas pelos praticantes de currículos que atuavam na instituição, professores e estudantes. Usando a noção de Currículo como Criação Cotidiana, a pesquisa de doutorado na origem deste texto se consubstancia como uma pesquisa qualitativa. A instituição educacional foco deste estudo dedicou-se durante anos à formação docente, através da oferta de variados cursos de licenciatura, dentre eles a licenciatura em História. Além disso, ao longo do texto tecemos relações entre a estrutura curricular da licenciatura em História da FFSD e a formação docente na área, em geral, e os currículos praticados pelos seus docentes em particular. Para dar conta destes objetivos, é necessário dialogar com diversificadas fontes, com destaque para as documentais e as bibliográficas, abordando questões que envolvem os currículos da licenciatura em História, seus praticantes e sua relação com a formação dos professores e professoras desta disciplina na Santa Dorotéia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Nunes Ferreirinha de Souza, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutoranda em educação na Universidade Estácio de Sá, professora do CEJA Pedro Américo e Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Fluminense.

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutora em Sciences Et Théories de L'éducation - Université de Sciences Humaines de Strasbourg. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas sobre redes de saberes. 3ª ed. Petrópolis/RJ: DP et Alli, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DOMINGUES. José Luiz. O cotidiano da escola de 1ª grau: sonho e a realidade. Goiânia, CEGRAF/UFG; São Paulo, EDUC- Ed. da PUCSP. 1988.

CAIMI, Flávia Eloisa. A licenciatura em História frente às atuais políticas públicas de formação de professores: um olhar sobre as definições curriculares. Porto Alegre, RS: Revista Latino-Americana de História, vol.2, nº 6, p. 193-209, agosto de 2013.

FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino da História, a formação de professores e a pós-graduação. Porto Alegre, RS: Revista Anos 90, vol. 23, nº 44, p. 21-49, dez. 2016.

LIBANEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Docência em Formação).

SANTOS, Selma Ferro dos. CHALOUB, Vera Rezende. (org). Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia: uma história. Nova Friburgo, RJ: Imagem Virtual, 2008.

OLIVEIRA, Inês B. O Currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2012.

________. Currículo e Processos de Aprendizagemensino: Políticaspráticas educacionais cotidianas. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 375-391, set./dez. 2013.

REIS, Geovana; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Constituição do currículo escolar no Brasil: dilemas, impasses e perspectivas. Disponível em: http://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Geovana-Reis_-Joao-Ferreira-de-Oliveira.pdf, 2018. Acesso em: 10 de jul de 2020.

Downloads

Publicado

09-11-2020

Como Citar

NUNES FERREIRINHA DE SOUZA, A.; BARBOSA DE OLIVEIRA, I. CURRÍCULOS OFICIAIS E PRATICADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTÉIA . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 487–501, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54568. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54568. Acesso em: 20 abr. 2024.