A (IM)POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52844

Palavras-chave:

Educação Integral, Teoria do Discurso, Pós-Estruturalismo, Pós-Fundacionalismo, Lógicas fantasmáticas

Resumo

Neste artigo, as contribuições de aportes pós-estruturais e pós-fundacionais são mobilizadas para sustentar a (im)possibilidade de uma Educação Integral (EI). De uma perspectiva discursiva de interpretação dos fenômenos sociais, a EI é entendida como um nome que se hegemoniza, passando a representar uma promessa de plenitude-por-vir humana e social. O nome Educação Integral é assumido, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, como um significante saturado de significados em disputas incessantes para fixar uma identidade plena e idealizada. Um processo em que lógicas ou narrativas fantasmáticas prometem a ‘salvação’ humana e uma plenitude-por-vir. Como material empírico, foram selecionadas quatro experiências de EI: Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) e o Programa Mais Educação (PME), assumidas como políticas curriculares, a partir das quais são interpretados sentidos dessas lógicas articulados e negociados nos textos políticos.

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Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ e Procientista, nesta mesma instituição. Atua como docente do corpo permanente do PPGECC-UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (ProPEd-UERJ). 

Marcio Bernardino Sirino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ). 

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

VIDAL PEREIRA, T.; BERNARDINO SIRINO, M. A (IM)POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 603–612, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52844. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/52844. Acesso em: 5 nov. 2024.