BACKGROUNDS, FOREGROUNDS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

uma investigação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44942

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Background, Foreground, Educação Matemática Crítica

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que objetiva nortear e uniformizar o que é ensinado nas escolas brasileiras, abrangendo todas as fases da Educação Básica. Devido a essa dimensão, a presente pesquisa tem como objetivo buscar e analisar aspectos ligados aos backgrounds, foregrounds e a Educação Matemática Crítica, presentes na Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, considera-se importante a presença dos backgrounds e foregrounds, pois estão relacionados com os experiências anteriores vivenciadas pelo individuo e as oportunidades propiciadas a partir de sua condição social, política e cultural, já a Educação Matemática Crítica demonstra sua importância para a formação de cidadãos críticos. A partir do exposto, constata-se a necessidade do documento norteador do trabalho pedagógico do professor, a Base Nacional Comum Curricular, apresentar aspectos que subsidiam a prática docente contendo orientações e exigências para auxiliar na promoção de uma educação pautada nessas ideias. O foco da análise será direcionado para a seção referente à Matemática, porém o documento será analisado em sua totalidade. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa que utilizará a análise de conteúdo para categorizar e estruturar a análise proposta. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos envolvendo a Educação Matemática Crítica, os backgrounds e foregrounds. A Base Nacional Comum Curricular apresenta aspectos ligados aos backgrounds, foregrounds e a Educação Matemática Crítica, evidenciando a importância da cidadania crítica, o respeito aos conhecimentos prévios e os significados produzidos pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cecy Leite Alves Carreta, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática e professora da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul e docente dos Programas de Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da mesma universidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARRETA, C. L. A. O Programa Nacional do Livro Didático. Do conceito de Função à Função Logarítmica: um olhar sociocrítico. 2017.102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2017.

GODOY, E. V. Currículo, cultura e educação matemática: uma aproximação possível?. Campinas: Papirus, 2015.

JABLONKA, E. Mathematical Literacy. Second International Handbook of Mathematics Education. Dordrecht: NL: Kluber Academic Publishers, 2003.

MACHADO, N. J. Ensaios transversais: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

SKOVSMOSE, O.Towards a Philosophy of Critical Mathematics Educacion.Dordresht: KluwerAcademic Publishers,1994.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Tradução de Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, O. Foregrounddos educandos e a política de obstáculos para aprendizagem. In: RIBEIRO, J. P. M., DOMITE, M. C. S., FERREIRA R. Etnomatemática: papel valor e significado. São Paulo: Zouk, 2004.

SKOVSMOSE, O. Um convite a Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2014.

Downloads

Publicado

14-11-2020

Como Citar

CARRETA, C. L. A.; SANTOS, C. A. B. dos. BACKGROUNDS, FOREGROUNDS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: uma investigação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 662–669, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44942. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/44942. Acesso em: 18 abr. 2024.