A “TIA DOS BICHOS”
currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51686Palavras-chave:
Currículo, Desobediência, SolidariedadeResumo
Apresentamos neste artigo, reflexões a partir da noção de desobediência dos praticantespensantes (OLIVEIRA, 2019) como recurso na luta emancipatória cotidiana pela democracia. Trazemos maneiras de fazer (CERTEAU, 2004) a docência nadacom uma favela tensionando com Santos (2010) a abissalidade do conhecimento curricular e dos direitos humanos, que produzem este território social como inexistente. Propomos com este relato, criar um teatro de ações (CERTEAU, 2004) que enreda as aprendizagensensinagens (SÜSSEKIND, 2012) da lei do morro nas práticas de conhecimento-emancipação solidário (SANTOS, 2000). Compreendendo os currículos como criações cotidianas nas redes de obediênciadesobediência (OLIVEIRA, 2012a, 2019) das comunidades escolares, buscamos desinvisibilizar os conhecimentos locais compartilhados nas práticas de espaço (CERTEAU, 2004) que teceram o pertencimento da professora ingressante no grupo social.
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