v. 15 n. 3 (2022): O QUE GANHAMOS, O QUE NÃO PODEMOS PERDER: criações curriculares e tecnologias nos cotidianos escolares

					Visualizar v. 15 n. 3 (2022): O QUE GANHAMOS, O QUE NÃO PODEMOS PERDER: criações curriculares e tecnologias nos cotidianos escolares
Publicado: 15-12-2022

Apresentação

  • O QUE GANHAMOS, O QUE NÃO PODEMOS PERDER criações curriculares e tecnologias nos cotidianos escolares

    Denize Sepulveda, Sandra Kretli da Silva
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.65187

Artigos

  • A REDESCOBERTA DOS SONS Questão curricular atual

    Izadora Agueda Ovelha, Alessandra Nunes Caldas, Nilda Alves, Fernanda Cavalcanti de Mello
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64591
  • NA PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA À NECESSÁRIA COMPOSIÇÃO ENTRE CURRÍCULOS E TECNOLOGIAS

    Janete Magalhães Carvalho, Ana Cláudia Santiago Zouain, Jannaina Calixto de Lima
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64373
  • PANDEMIA ILUSTRADA criações curriculares a partir da contação de histórias digitais

    Tania Lucía Maddalena, Leonardo Nolasco-Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64553
  • A EXPERIÊNCIA DO II FÓRUM DO OBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO/OLÉ extensão universitária e inovação metodológica

    José Antonio Sepulveda, Amanda André de Mendonça
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64599
  • TECENDO ESCOLAS OUTRAS texturas de uma pesquisa (na diferença) em pandemia

    Daina Pilar Silva, Anelice Ribetto
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64379
  • DE REPENTE, UMA PANDEMIA criação curricular e resistências coletivas como afirmação da vida

    Andrea dos Santos Gabriel, Sandra Kretli da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64595
  • PROGRAMA DE TRAVESTI injustiça algorítmica: alterações na máquina

    Sara Wagner York, Denize Sepulveda
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64705
  • CENAS DOS AFETOS ESCOLARES cortes e deslocamentos curriculares

    Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Alexsandro Rodrigues
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64677
  • EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL EM TEMPOS DA PANDEMIA itinerários de experiências pedagógicas na Argentina

    Jesica Baez, Paula Fainsod
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64552
  • AS “ENCRUZILIVES” DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM TEMPOS (PÓS) PANDÊMICOS

    Arthur Ferreira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64490
  • ENSINO REMOTO NA PANDEMIA, PRÁTICAS CURRICULARES E COTIDIANOS ESCOLARES - DA SALA DE AULA À “SALA DE CASA” recontextualização, criações e inventividades

    Tania Granja, Flávia de Oliveira Barreto
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64683
  • ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

    Luiz Fernando Conde Sangenis, Priscilla Paixão Ferreira Pereira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64662
  • OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA como as narrativas pandêmicas se entrelaçaram às práticas curriculares de professores de Química da Educação Básica

    Michele Silva de Avelar, Letícia Aires de Farias, Rosemary dos Santos
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64679
  • REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA continuum curricular e estratégias educacionais no município de Pelotas - RS

    Ana Gabriela da Silva Vieira, Nilcelio Sacramento de Sousa , Suelen Borges Loth Correa
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64642
  • CURRÍCULO EXPERIMENTADO POR LICENCIANDOS o uso educativo das TDIC

    Karla Jocelya Nonato, Nielce Meneguelo Lobo da Costa
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64667
  • ENSINO REMOTO E PANDEMIA apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza

    Kélli Renata Corrêa de Mattos, Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62523
  • EDUCAÇÃO SEXUAL EM TEMPOS PANDÊMICOS analisando narrativas docentes e experiências curriculares na docência em Ciências e Biologia

    Erica Gonçalves, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64633
  • CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO o que os alunos fazem

    Fernando José de Almeida, Maria da Graça Moreira Silva, Tatiana Soster
    '1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64673
  • MATERIAL DIDÁTICO MULTIMODAL ENSINO TÉCNICO da elaboração ao ato didático

    Katia Zardo, Elisabete Cerutti
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64664
  • ORIENTAÇÕES OFICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM PARA AS PRÁTICAS CURRICULARES EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 NOS ANOS 2020 E 2021

    Marluce Batista Silva Cardoso, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64675
  • O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

    Sammy W. Lopes
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64682

Demanda Contínua

  • POLÍTICAS E CURRÍCULOS o caso da Literatura

    Elsa Mónica Bonito Basso, Flávia Brocchetto Ramos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61976
  • CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE EM MULTIPLAS FACETAS relatos em um contexto pandêmico

    Nadja Regina Sousa Magalhães, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Luciana Serra Passos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62420
  • A QUÍMICA ORGÂNICA NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA entre a estabilidade dos enfoques curriculares e a mudança da tradição

    Ana Maria Perdomo Varago, Robson Simplicio de Sousa
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61575
  • REFLEXÕES SOBRE A PROFANAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO

    Gilberto Oliari
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62207
  • EDUCAR PARA AS DIVERSIDADES uma pedagogia das sensibilidades nos currículos

    Gustavo Pinto de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62135
  • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA análise dos currículos de treze IES latino-americanas

    Ronildo Stieg, Amarílio Ferreira Neto , Wagner Santos
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61872
  • ROBÓTICA EDUCACIONAL E CURRÍCULO estado da arte

    Glauce Barros Santos Araújo, Eniz Conceição Oliveira, Jane Herber
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62402
  • GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA reflexões acerca do currículo em universidades federais brasileiras

    Gabriella Gonçalves Mendes da Silva, Vitor Hugo Marani
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62174
  • ENFOQUES CURRICULARES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA um estado do conhecimento

    Maria Gesikelle Firmino, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61554
  • QUANDO OS MAIORES MEDOS NÃO SÃO POSSÍVEIS, SÃO PROVÁVEIS metodologia e ética na pesquisa

    Maria Luiza Süssekind, Silvia Tkotz
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64761
  • A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM PERNAMBUCO - BRASIL (1800 - 1965)

    Gilmar Beserra de Farias, Francimar Teixeira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61746
  • ENUNCIADOS DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO a reforma do ensino médio de 2017 em periódicos de educação

    Junior Bufon Centenaro, Altair Alberto Fávero
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61836