POLÍTICAS E CURRÍCULOS

o caso da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61976

Palavras-chave:

Literatura no Currículo, Ensino Médio, Estudo Comparativo

Resumo

Este artigo objetiva estudar como a literatura e a formação leitora de estudantes da última etapa da educação básica é constituída com base em documentos normativos da educação brasileira e uruguaia. Com base nos documentos, privilegia-se discutir como a literatura e, consequentemente, a formação leitora é encaminhada no Brasil e no Uruguai, respectivamente, pelo currículo do Ensino Médio e do Bachillerato Diversificado. Para realizar a investigação de natureza comparativa, pauta-se em princípios de análise documental. Como resultados, aponta-se que as orientações brasileiras tendem a ser mais gerais, enquanto que no Uruguai há até a indicação de obras literárias que integram o currículo. Já quanto a políticas do livro, o Governo brasileiro dá mais ênfase ao fomento à constituição de acervos, ao passo que o uruguaio não faz a entrega de obras físicas aos estudantes.

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Biografia do Autor

Elsa Mónica Bonito Basso, Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador, Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul e Professora da Universidade de Caxias do Sul.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Doutor em Letras pela PUCRS. Pós-Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor na Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

BASSO, E. M. B.; RAMOS, F. B. POLÍTICAS E CURRÍCULOS: o caso da Literatura. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61976. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61976. Acesso em: 18 nov. 2024.