POLÍTICAS E CURRÍCULOS

o caso da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61976

Palavras-chave:

Literatura no Currículo, Ensino Médio, Estudo Comparativo

Resumo

Este artigo objetiva estudar como a literatura e a formação leitora de estudantes da última etapa da educação básica é constituída com base em documentos normativos da educação brasileira e uruguaia. Com base nos documentos, privilegia-se discutir como a literatura e, consequentemente, a formação leitora é encaminhada no Brasil e no Uruguai, respectivamente, pelo currículo do Ensino Médio e do Bachillerato Diversificado. Para realizar a investigação de natureza comparativa, pauta-se em princípios de análise documental. Como resultados, aponta-se que as orientações brasileiras tendem a ser mais gerais, enquanto que no Uruguai há até a indicação de obras literárias que integram o currículo. Já quanto a políticas do livro, o Governo brasileiro dá mais ênfase ao fomento à constituição de acervos, ao passo que o uruguaio não faz a entrega de obras físicas aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elsa Mónica Bonito Basso, Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador, Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul e Professora da Universidade de Caxias do Sul.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Doutor em Letras pela PUCRS. Pós-Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor na Universidade de Caxias do Sul.

Referências

BALL, Stephen J. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open

University Press, 1994.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 8 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 8 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: nov. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Decreto 5.154 de 23 de julho 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: nov. 2017.

BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2012. Acesso em: nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE- com vigência de 10 (dez) anos. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 17 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares nacionais. Linguagens Códigos e suas tecnologias. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 17 nov. 2017

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 1.140 de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional de Fortalecimento de Ensino Médio. Brasília, 2013. Acesso em: nov. 2017.

BRAY, Mark; ADAMSON, Bob e MASON, Mark. (orgs.) Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos. Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade. Universidade Católica de Brasília. Líber Livro: Brasília, 2015

CONGRESSO NACIONAL. Plano Nacional de Educação. Câmara dos Deputados: 2000. p.7 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf. Acesso em: 28 abr. 2018.

CONSEJO DE EDUCACIÓN SECUNDARIA. Planes para bachillerato diversificado. Programa 4to. año Reformulación 2006 - Literatura. Pág. 1. Disponível em: https://www.ces.edu.uy/files/Planes%20y%20programas/ref%202006%20CB/programa%204to%20a%C3%B1o/literatura.pdf. Acesso em: 8 fev. 2020.

CRAHAY, Marcel. Dangers, incertitudes et incomplétudes de la logique de la compétence en éducacion. Révue Française de Pédagogie, Lyon, n. 154, p. 97-110, jan./mar, 2006.

GALIAN, C.V.A.; SAMPAIO, M. M. F A noção de competência nas propostas curriculares para o Ensino Médio. In: VII Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares/ XI Colóquio sobre Questões Curriculares/ I Colóquio Afro-luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga, Portugal: Centro de Investigações Educacionais (CIEd), v.1, p.3289-3294, 2014

GARDNER, E., "Exponential Smoothing: The State of the Art" (with commentary), J. Forecasting, 4 (1985), 1-38.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Comisión Nacional de la UNESCO. Educación para Todos: evaluación en el año 2000. Informe de la República Oriental del Uruguay. Montevideo, 1999.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Desafíos de la educación uruguaya: Interrogantes para el Debate Educativo. Montevideo, 2005.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. El desarrollo de la educación. Informa nacional de Uruguay. Documento presentado ante la 48a reunión de la Conferencia Internacional de Educación, Ginebra, 2008.

SADLER, Sir Michael. How far can we learn anything of practical value from the study of foreign systems of education? Comparative Education Review, v. 7, n. 3, p. 307-314, 1900. [Reprinted 1964].

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

BASSO, E. M. B.; RAMOS, F. B. POLÍTICAS E CURRÍCULOS: o caso da Literatura. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61976. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61976. Acesso em: 18 dez. 2024.