O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64682

Palavras-chave:

Infância, Currículo, Campos de experiência

Resumo

O trabalho busca discutir a noção de campos de experiência com o objetivo de demonstrar como tal conceito afeta os modos de funcionamento dos currículos da educação infantil e os processos de educação da infância por eles engendrados. Ainda que sob a forma de um ensaio, o texto se elabora também a partir de uma pesquisa cartográfica ainda em andamento, baseada nas conversas tecidas com professoras de creches e pré-escolas públicas do município do Rio de Janeiro que participam de um projeto de extensão universitária durante a pandemia (2020-2021) que abordava o referido tema. Aponta que a ideia de campos de experiência permite que os currículos da educação infantil possam desenhar processos educadores centrados nas demandas próprias e singulares da infância; concluindo que o conceito de campos de experiência viabiliza que os currículos da educação infantil possam se afirmar politicamente enquanto modos diferenciais de entender e produzir a educação da infância.

 

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Biografia do Autor

Sammy W. Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

LOPES, S. W. O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–9, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64682. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64682. Acesso em: 26 abr. 2024.