REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA

continuum curricular e estratégias educacionais no município de Pelotas - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64642

Palavras-chave:

Continuum curricular, governamentalidade neoliberal, pandemia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o cenário educacional pós-pandemia no município de Pelotas, cidade no interior do Rio Grande do Sul. As discussões realizadas embasam-se no pressuposto de que funciona, em nossa sociedade, uma governamentalidade neoliberal que homogeneiza estudantes a partir de um conjunto de habilidades curriculares e, também, a partir de noções meritocráticas que favoreceriam uma cultura da reprovação escolar. Através da Resolução CME/Pel n. 03/2021, definida pela Secretaria Municipal de Educação, é possível pensar na efetivação de um continuum curricular e em outras estratégias educacionais que vão além da reprovação dos estudantes. Tais discussões trazem aprendizados significativos para escolas e docentes, podendo ser transpostos para além do contexto excepcional dos anos de 2020, 2021 e 2022.

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Biografia do Autor

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora de História na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Nilcelio Sacramento de Sousa , Secretário Municipal de Educação no Município de Mairi, Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Mairi/BA.

Suelen Borges Loth Correa, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora da Rede Municipal de Pelotas.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

VIEIRA, A. G. da S. .; SOUSA , N. S. de .; CORREA, S. B. L. . REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA: continuum curricular e estratégias educacionais no município de Pelotas - RS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64642. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64642. Acesso em: 25 abr. 2024.