REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA
continuum curricular e estratégias educacionais no município de Pelotas - RS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64642Palavras-chave:
Continuum curricular, governamentalidade neoliberal, pandemiaResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir o cenário educacional pós-pandemia no município de Pelotas, cidade no interior do Rio Grande do Sul. As discussões realizadas embasam-se no pressuposto de que funciona, em nossa sociedade, uma governamentalidade neoliberal que homogeneiza estudantes a partir de um conjunto de habilidades curriculares e, também, a partir de noções meritocráticas que favoreceriam uma cultura da reprovação escolar. Através da Resolução CME/Pel n. 03/2021, definida pela Secretaria Municipal de Educação, é possível pensar na efetivação de um continuum curricular e em outras estratégias educacionais que vão além da reprovação dos estudantes. Tais discussões trazem aprendizados significativos para escolas e docentes, podendo ser transpostos para além do contexto excepcional dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020 de 28 de abril de 2020. Brasília, 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 6/2021 de 6 de julho de 2021. Brasília, 2021.
CNN BRASIL. Meio milhão de mortes por Covid carrega marca da desigualdade do Brasil. 19 de junho de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/meio-milhao-de-mortes-por-covid-carre
ga-marca-da-desigualdade-do-brasil/. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GALLO, Sílvio. O pequeno cidadão: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática. In: RESENDE, Haroldo. (Org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 329-343.
GALLO, Sílvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil, Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1497-1523, set./dez. 2017b.
HILÁRIO, Rosangela Aparecida; RIBEIRO, Igor Veloso; CAETANO, Marcio. Baile de máscara não é para preto de favela: necropolítica, pandemia, [narco] neopentecostalismo e resistência, Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão (SE), v. 6, n. 17 | Jun. Dez./2020 | p. 47-62
PELOTAS. Decreto nº6249/2020 de 17 de março de 2020. Pelotas, RS, 2020.
PELOTAS. Decreto nº 6.252/2020 de 20 de março de 2020. Pelotas, RS, 2020.
PELOTAS. Decreto nº 6.267/2020 de 22 de abril de 2020. Pelotas, RS, 2020.
PELOTAS. Decreto nº 6.464/2021 de 8 de setembro de 2021. Pelotas, RS, 2021.
PELOTAS. Resolução CME/Pel nº3/2021 de 24 de novembro de 2021. Pelotas, 2021.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS. Aulas nas escolas municipais permanecerão no ensino híbrido. 1 de outubro de 2021a. Disponível em: https://www.pelotas.com.br/noticia/aulas-nas-escolas-municipais
-permanecerao-no-ensino-hibrido. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS. Desafios do ensino híbrido são discutidos em seminário virtual. 6 de julho de 2021b. Disponível em: https://www.pelotas.com.br/noticia/desafios-do-ensino-hibrido-sao
-discutidos-em-seminario-virtual. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 56.171 de 29 de outubro de 2021. Porto Alegre, RS, 2021.
UNISINOS. O número de mortos por COVID-19 é quatro vezes maior em países mais pobres. 7 de março de 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/616646-o-numero-de-mortes-por-covid-1
-e-quatro-vezes-maior-nos-paises-pobres. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
VIEIRA; Ana Gabriela da Silva; MELGAR JÚNIOR, Eduardo Garralaga; CAETANO, Marcio. “O que me dói é ver as crianças nas caçambas”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19. Momentos – Diálogos em educação, v. 30, n. 02, p. 133-153, maio/ago., 2021.
YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante, Cadernos de Pesquisa v.44 n.151 p.190-202 jan./mar. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.