EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL EM TEMPOS DA PANDEMIA

itinerários de experiências pedagógicas na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64552

Palavras-chave:

Educação Sexual Integral (ESI) , Vivências Pedagógicas, Pandemia

Resumo

Neste artigo refletimos sobre três experiências pedagógicas ocorridas durante o período 2020-2021 durante a pandemia de Covid-19. Essas propostas surgiram de uma aliança entre a universidade e os estados provinciais, com o objetivo de ampliar a implementação da educação sexual integral como política educacional e visando estratégias de formação de atores centrais da comunidade educativa. Estes cursos surgem no quadro da virtualização imposta às instituições educativas pelo ensino presencial, num contexto atravessado pelo aprofundamento e particularização das desigualdades de género que a pandemia evidenciou e faziam parte de uma trama social disputada por anti- grupos sociais Direitos. Interessa-nos descrever e analisar o itinerário de cada um desses cursos, apontando as lições aprendidas em torno das dimensões. Por um lado, dar conta de como a educação sexual integral é uma ferramenta que permite “texto e contexto” e, por outro, analisar o lugar da virtualidade, destacando suas potencialidades e limitações. Para isso, recuperaremos notas de processo, registros de experiências, fóruns realizados no campus, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jesica Baez, Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires y Profesora de la misma institución.

Paula Fainsod, Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires e Diretor da Cs. de Educação da mesma instituição.

Referências

BAEZ, Jesica. Disputas discurisvas en torno a la implementación de la ESI: un recorrido reciente en Argentina. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 156–165, 2021.

BAEZ, Jesica; FAINSOD, Paula. Relaciones de género en tiempos de pandemia: la Educación Sexual Integral como una oportunidad. Voces en el Fénix, diciembre 2020, p. 80-85.

BUTLER, Judith. El capitalismo tiene sus límites. AAVV. Sopa de Wuhan (p. 59-65). S/L., Editorial Aspo.2020

DUSSEL, Ines (et al). Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera. Compilado por Inés Dussel; Patricia Ferrante; Darío Pulfer. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: UNIPE: Editorial Universitaria, 2020.

LAVIGNE, Luciana. Etnografiando una disputa cultural: tensiones y sentidos en torno a la Educación Sexual Integral desde una perspectiva feminista. Mora (B. Aires) [online]. 2019, vol.25, n.1

MORGADE, Graciela. (Coordinadora). Toda educación es sexual. Buenos Aires, La Crujía Ediciones. 2011

MORGADE, Graciela. La pandemia y el trabajo de las mujeres en foco: acerca del «cuidado» como categoría y eje de las políticas en: DUSSEL, Ines (et al). Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera. 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: UNIPE: Editorial Universitaria, 2020.

TORRES, German. Estado, Iglesia católica y educación sexual en Argentina: una lectura desde la filosofía política; Associação Brasileira de História das Religiões; Plura. Revista de Estudos de Religião; 7; 2; 12-2016; 248-270

UNICEF. El impacto de la pandemia COVID-19 en la educación de niñas, niños y adolescentes. Informe. 2022

Publicado

15-12-2022

Como Citar

BAEZ, J.; FAINSOD, P. . EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL EM TEMPOS DA PANDEMIA: itinerários de experiências pedagógicas na Argentina. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64552. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64552. Acesso em: 27 abr. 2024.