TECENDO ESCOLAS OUTRAS
texturas de uma pesquisa (na diferença) em pandemia
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64379Palavras-chave:
Tecido, Escola, PandemiaResumo
Este ensaio desdobra-se de uma tese produzida em uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa que propõe dar a ver o encontro entre crianças diagnosticadas com deficiências múltiplas, estudantes de uma escola pública, e uma professora, colocando a escrita como um tecido produzido no movimento de uma pesquisa que cartografa os encontros na escola. Um texto que traz em sua composição três texturas: “Entre tecidos”, em que se tece paisagens dentro de um campo problemático implicado na pesquisa, “Entre tramas e urdiduras”, em que se problematiza as linhas de composição da pesquisa afirmando a cartografia como modo de ser, e “Entre texturas múltiplas” em que se evidencia os encontros colocando em questão os modos universalizados que desconsideram o que há de singularidade na relação. Uma das problematizações desta última textura da pesquisa que se apresenta nesse artigo, como um dos desdobramentos da tese, fazendo pensar como o contexto pandêmico possibilitou um olhar outro para a escola. Assim, busca-se problematizar o que se pensa por escola e o que suporta a escola como experiências em pandemia. Na produção da escrita é utilizado um caderno de notas de uma professora, como dispositivo que movimenta a conversa tecida.
Downloads
Métricas
Referências
BARTHES, Roland. (2015). O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Pespectiva, 2015.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
GALLO, Silvio. mínimo múltiplo comum. In. RIBETTO, Anelice (org). políticas, poética e práticas pedagógicas (com minúsculas). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
GUATTARI, Félix; RONILK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
HARA, Tony. Ensaios sobre a singularidade. São Paulo, Intermeios, Londrina: Kan Editora, 2012.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semirámis Gorini da Veiga. 2 ed. Belo horizonte: Autêntica, 2011.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
PELBART, Peter Pal. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1 edicões, 2019.
RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.