TECENDO ESCOLAS OUTRAS

texturas de uma pesquisa (na diferença) em pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64379

Palavras-chave:

Tecido, Escola, Pandemia

Resumo

Este ensaio desdobra-se de uma tese produzida em uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa que propõe dar a ver o encontro entre crianças diagnosticadas com deficiências múltiplas, estudantes de uma escola pública, e uma professora, colocando a escrita como um tecido produzido no movimento de uma pesquisa que cartografa os encontros na escola. Um texto que traz em sua composição três texturas: “Entre tecidos”, em que se tece paisagens dentro de um campo problemático implicado na pesquisa, “Entre tramas e urdiduras”, em que se problematiza as linhas de composição da pesquisa afirmando a cartografia como modo de ser, e “Entre texturas múltiplas” em que se evidencia os encontros colocando em questão os modos universalizados que desconsideram o que há de singularidade na relação. Uma das problematizações desta última textura da pesquisa que se apresenta nesse artigo, como um dos desdobramentos da tese, fazendo pensar como o contexto pandêmico possibilitou um olhar outro para a escola. Assim, busca-se problematizar o que se pensa por escola e o que suporta a escola como experiências em pandemia.  Na produção da escrita é utilizado um caderno de notas de uma professora, como dispositivo que movimenta a conversa tecida. 

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Biografia do Autor

Daina Pilar Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico na Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant.

Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

SILVA, D. P.; RIBETTO, A. TECENDO ESCOLAS OUTRAS: texturas de uma pesquisa (na diferença) em pandemia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–10, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64379. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64379. Acesso em: 26 abr. 2024.