REFLEXÕES SOBRE A PROFANAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62207

Palavras-chave:

Profanação Pedagógica, Currículo, Escola, Ensino Religioso

Resumo

O objetivo do presente artigo é produzir uma reflexão sobre a profanação como um modo de operar com conteúdos de dimensão religiosa nas aulas de ensino religioso. Segue uma metodologia de escrita ensaística, que leva em consideração a aproximação de fronteiras (nesse caso os conceitos e as materialidades utilizadas para tal). Para isso apresenta uma breve sistematização do conceito de profanação, e o amplia para a ideia de profanação pedagógica, a fim de problematizar que na escola é possível profanar os conteúdos, torná-los abertos e acessíveis para serem estudados como matéria de estudo escolar, a partir das instigações curriculares para o componente. Em um segundo momento, busca-se analisar alguns registros de possíveis profanações pedagógicas nas aulas de Ensino Religioso, através de artigos, resumos e posters documentados nos ANAIS dos congressos e seminários promovidos pelo Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso - FONAPER. Conclui-se afirmando que há relações entre o conceito de profanação e algumas práticas de Ensino Religioso não confessional e que é fundamental explorar e ampliar debates como esse a fim de problematizar os pressupostos teóricos e práticos dos currículos de Ensino Religioso.

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Biografia do Autor

Gilberto Oliari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Assessor de Direção em Escola Pública de Santa Catarina e Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

OLIARI, G. REFLEXÕES SOBRE A PROFANAÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62207. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62207. Acesso em: 19 abr. 2024.